Missão, visão e valores: entenda a importância dessas definições para o seu negócio

Resumo do texto

Entenda o que são missão, visão e valores;
Confira dicas de como definir de maneira clara;
Conheça exemplos de grandes empresas para se inspirar.

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Quem começa a construir um negócio pensa logo na lucratividade, no plano de negócios, no estoque… Mas é comum ignorar algo importante: definir a Missão, Visão e os Valores da empresa!

Esses 3 pontos servem para orientar as ações de vendas, marketing, jurídico e a operação do empreendimento. Eles ajudam a definir os objetivos de negócios discutidos pelas lideranças, mas também guiam a equipe nas mais simples tomadas de decisão do dia a dia

Por isso, preparamos para você um guia sobre como definir e pensar a missão, visão e valores do seu negócio. Vamos lá?

O que é missão, visão e valores?

Missão, visão e valores formam a base estratégica de qualquer empresa. Eles orientam as decisões e moldam a cultura organizacional:

Missão

A missão da empresa serve como sua bússola, determinando o objetivo fundamental da organização. Ela responde ao “porquê” da existência da empresa, focando no valor que ela busca oferecer aos seus clientes, empregados e à comunidade. A missão direciona todas as estratégias e operações, assegurando que o negócio permaneça fiel ao seu propósito inicial.

Para defini-la, pense no valor que seu negócio oferece aos clientes. Qual problema você resolve? Qual necessidade atende? A missão deve ser concisa, inspiradora e refletir o impacto real do empreendimento no mercado e na vida das pessoas. Pergunte-se: “O que nos motiva todos os dias?”

Visão

A visão aponta para o futuro, descrevendo o que a organização quer alcançar. Ela estabelece um objetivo de longo prazo, inspirando e motivando a equipe a trabalhar em direção a um objetivo comum. A visão é ambiciosa e serve como um farol para guiar o crescimento e a inovação da empresa.

Imagine o futuro que deseja para o negócio e como você quer que ele seja percebido. A visão deve servir como um objetivo claro e motivador para toda a equipe.

Valores

Os valores representam os princípios fundamentais que orientam o comportamento dentro da empresa. Eles influenciam a forma como as decisões são tomadas e como as pessoas interagem entre si e com o exterior. Os valores sustentam a cultura da empresa, promovendo um ambiente de trabalho ético e alinhado com a missão e a visão.

Para definir os valores, considere as qualidades que são mais importantes para você e que deseja ver refletidas nas ações diárias de todos os envolvidos. Esses valores devem ser verdadeiros e praticados consistentemente.

Qual a importância da missão, visão e valores de uma empresa?

Missão, visão e valores são vitais para o sucesso de uma empresa. Eles fornecem clareza, direção e um senso de propósito. A missão orienta as ações diárias, a visão motiva e inspira crescimento a longo prazo e os valores garantem um comportamento consistente e ético. Juntos, eles criam uma forte cultura organizacional, atraem e retêm talentos, diferenciam a empresa no mercado e facilitam a tomada de decisão estratégica.

Dicas para construir missão, visão e valores do negócio

Definir a missão, visão e valores da sua empresa é mais do que uma formalidade. É um exercício estratégico que orienta todas as decisões e ações. A seguir, compartilhamos dicas essenciais para criar esses elementos com clareza e precisão, garantindo que reflitam a essência e os objetivos do seu negócio.

1. Seja objetivo na definição

Ao definir a missão, visão e valores, use palavras simples e diretas. Evite expressões corporativas que podem confundir mais do que esclarecer. Pense em como você explicaria o propósito da sua empresa para uma criança.

2. Fuja de qualidades genéricas

Evite frases feitas ou qualidades tão genéricas que poderiam se aplicar a qualquer empresa, como “excelência no atendimento”. Em vez disso, identifique o que torna seu negócio único. Se a sua empresa se orgulha da inovação, por exemplo, destaque como essa inovação se manifesta no seu serviço ou produto.

3. Mantenha o foco no cliente

Todo negócio existe para resolver um problema ou atender a uma necessidade. Portanto, ao construir sua missão e visão, pense sempre no impacto que você deseja ter na vida dos seus clientes. Pergunte-se: Como queremos ser lembrados pelos nossos clientes?

4. Pense sempre no diferencial da empresa

Pense: o que faz a sua empresa ser diferente? Quando identificar, destaque esse diferencial em sua missão, visão e valores. Por exemplo, se a sua empresa tem um compromisso forte com sustentabilidade, isso deve aparecer claramente.

5. Utilize o tom de voz da empresa a seu favor

A forma como você comunica a missão, visão e valores deve refletir o tom de voz da sua empresa. Se a sua marca é mais informal e jovem, use um vocabulário que reflita essas características. A coerência entre o que você diz e como você diz reforça a autenticidade da sua empresa e cria uma conexão mais forte com o público.

Como alinhar esses propósitos dentro da empresa?

Para que a missão, visão e valores tenham um impacto real, é essencial que eles estejam alinhados e sejam vivenciados diariamente por toda a equipe. Aqui estão algumas dicas para garantir esse alinhamento:

Comunique claramente: certifique-se de que todos na empresa entendam esses conceitos e saibam como contribuir para alcançá-los. Use reuniões, treinamentos e materiais de comunicação interna;
Lidere pelo exemplo: os líderes devem viver os valores da empresa em todas as suas ações e decisões, servindo como modelos para os demais;
Incorpore nos processos: integre a missão, visão e valores nos processos de recrutamento, avaliação de desempenho e planejamento estratégico;
Celebre comportamentos alinhados: reconheça e recompense atitudes e resultados que reflitam os valores da empresa;
Avalie e ajuste: periodicamente, reveja como a empresa está vivenciando sua missão, visão e valores. Se necessário, faça ajustes para manter tudo relevante e alinhado ao crescimento do negócio.

Exemplos de missão, visão e valores

Analisar exemplos de missão, visão e valores de grandes empresas pode ser uma boa fonte de inspiração e orientação para outras organizações.

Tais exemplos ilustram como empresas renomadas expressam seu propósito e aspirações, mas também demonstram a importância desses elementos na formação da identidade corporativa e na direção estratégica.

Missões de grandes marcas

Google: “Organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis e úteis.”
Microsoft: “Empoderar cada pessoa e organização no planeta para alcançar mais.”
Amazon: “Ser a empresa mais centrada no cliente do mundo, onde as pessoas podem encontrar e descobrir qualquer coisa que queiram comprar online.”

Alguns exemplos de visão

Google: “Um mundo com acesso livre à informação”. É com essa visão que o Google busca uma evolução contínua de sua página principal, melhorando o layout e os algoritmos para achar os melhores conteúdos e direcionar os melhores anúncios;
Microsoft: “Empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a alcançar mais.” Essa visão estabelece um objetivo global, inspirando inovação e colaboração;
Amazon: “Ser a empresa mais centrada no cliente”. Essa visão direciona todos os esforços, de usabilidade de usuários até experiência de compras, a ter a melhor vivência possível.

Exemplos de valores

Google: o Google valoriza a informação acessível e útil, foco no usuário, rapidez, responsabilidade, e inovação. Esses valores guiam o comportamento da empresa e suas decisões estratégicas;
Microsoft: inclusão, respeito pela diversidade, inovação tecnológica, integridade e responsabilidade. Estes valores fundamentam como a Microsoft opera e se envolve com sua comunidade e parceiros;
Amazon: a Amazon prioriza valores como obsessão pelo cliente, paixão por inovação, comprometimento com a excelência operacional e pensar grande. Estes valores moldam a cultura da empresa e orientam suas operações e interações.

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