O que é e como calcular o custo operacional

No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.





Brasil, o TapTon para vender pelo celular e Super Conta digital pra fazer pagamentos, tudo em um único lugar!



ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS





O MELHOR DA INTERNET







Você não precisa mais enfrentar fila nos bancos perdendo vários dias de serviço.
A Geo Credi BNK é uma agência de intermediação entre você e os bancos, em busca de juros baixo e soluções financeiras, empréstimos, financiamentos, consórcios, seguros, limpa nome, e muito mais.
No nosso painel temos o ranking dos bancos e os juros praticados dentro de cada produto, e por meio do nosso serviço você assina o contrato com o melhor banco, assim gerando uma alta economia.


CONFERIR






Resumo do texto

  • Entenda o que é o custo operacional da sua empresa;
  • Confira o que incluir e como calcular;
  • Veja dicas para reduzir seu custo operacional.

Simule suas vendas e projete seu lucro!

O custo operacional de uma empresa é um dos indicadores mais importantes para os empresários, já que ele mostra quanto dinheiro se gasta para manter o negócio ativo.

Não é à toa que a frase “O olho do dono é que engorda o boi” virou um dito popular: na prática, ela significa que um negócio só dá certo quando seu responsável está o mais próximo possível de todos os processos internos.

E, na hora de olhar, é preciso saber o que procurar. O custo operacional revela a saúde da empresa, as possibilidades e para onde você está indo. O custo operacional é o que vai determinar as suas margens – e, como consequência, seu lucro.

Mas você sabe como calcular o custo operacional? O que entra nesse bolo? Como trabalhar esse indicador junto com outros para entender a saúde do negócio? Confira o nosso conteúdo e todas essas dúvidas serão resolvidas.

O que é custo operacional?

Custo operacional é a soma dos gastos necessários para manter uma empresa em funcionamento. Inclui todas as despesas relacionadas à administração e produção, independente das vendas ou receitas geradas.

Qual é a sua importância?

O custo operacional é importante porque controla as despesas da empresa, impactando diretamente a lucratividade e a eficiência operacional. Reduzi-lo pode aumentar os lucros e melhorar a competitividade no mercado.

Custos fixos

Custos fixos são despesas que não variam com o volume de produção ou venda, como aluguéis, salários de funcionários, seguros e manutenção. São previsíveis e essenciais no planejamento financeiro.

Custos variáveis

Já os custos variáveis mudam em proporção direta com o nível de produção ou serviço prestado. Eles incluem matéria-prima, energia elétrica e comissões de vendas. Eles são flexíveis e variam de acordo com as atividades da empresa.

Quais são os principais custos operacionais de uma empresa?

Os principais custos operacionais variam conforme o tipo de negócio, mas alguns são comuns na maioria das empresas:

  • Salários dos funcionários;
  • Aluguel;
  • Matéria-prima;
  • Energia elétrica;
  • Transporte;
  • Marketing;
  • Despesas gerais.

Como calcular o custo operacional?

Para calcular o custo operacional de uma empresa, é necessário seguir um processo que considere todos os gastos envolvidos nas atividades internas. Este cálculo ajuda a entender a eficiência financeira e identificar áreas de melhoria:

Identifique os custos fixos e variáveis

Primeiramente, identifique os custos fixos, que não mudam independentemente do volume de produção ou vendas, como aluguel e salários. Em seguida, determine os custos variáveis, que flutuam com a atividade da empresa, como matéria-prima e custos de energia variáveis.

Mesmo que os custos variáveis não sejam constantes, é importante considerá-los e determinar um teto para que eles não “engulam” a sua margem de lucro.

Coloque os custos em categorias

Organize os custos em categorias para facilitar a análise e gestão. Exemplos de categorias são: produção, logística, marketing e administração. Esta classificação ajuda a visualizar onde os recursos estão sendo alocados.

Separe os custos diretos e indiretos

Diferencie os custos diretos, que estão diretamente ligados à produção de bens ou serviços, dos custos indiretos, como despesas administrativas e de manutenção, que suportam a operação geral da empresa.

Calcule o custo total de produção e a margem de contribuição

Some todos os custos diretos para obter o custo total de produção. A margem de contribuição é calculada subtraindo os custos variáveis das receitas totais, criando uma visão sobre o quanto cada produto contribui para cobrir os custos fixos e gerar lucro.

Considere os custos de vendas e administrativos

Não esqueça de  incluir despesas como marketing e salários administrativos. Eles são fundamentais para manter as operações diárias e apoiar a estrutura de vendas da empresa.

Some todos os custos operacionais

Depois de identificar, categorizar e calcular cada grupo de custos, some todos para obter o custo operacional total. Este valor representa o quanto a empresa precisa desembolsar para manter-se em atividade.

Calcule o custo por unidade ou período

Finalmente, divida o custo operacional total pelo número de unidades produzidas ou pelo período considerado. Você terá o custo por unidade e por período, ajudando na formação de preços de venda e na análise de eficiência.

Como reduzir custos operacionais da sua empresa?

Reduzir custos operacionais é vital para melhorar a rentabilidade e sustentabilidade de qualquer negócio. Existem várias estratégias que podem ser implementadas para otimizar esses custos sem comprometer a qualidade ou a produtividade.

Identifique o custo dos processos

Comece mapeando e avaliando todos os processos operacionais. Identifique as áreas onde os gastos são mais elevados e analise se estes custos são justificados. Muitas vezes, pequenas alterações podem resultar em economias significativas.

Analise o fluxo de caixa

Faça um monitoramento regular para entender como os recursos financeiros estão sendo utilizados.

Lembre-se de não confundir os custos com as despesas: isso é muito importante quando for analisar o fluxo de caixa, porque as despesas vão influenciar diretamente no timing do fluxo.

Assim, você pode identificar e eliminar despesas desnecessárias e otimizar os gastos, duas coisas que toda empresa deseja.

Mantenha a gestão de estoque em dia

Uma gestão de estoque eficiente pode ajudar a reduzir custos. Evite excesso ou falta de estoque, ambos podem resultar em perdas financeiras – estoques de segurança devem ser uma realidade, mas sem exageros.

Implemente um sistema que possibilite o acompanhamento do estoque para melhorar a resposta à demanda.

Estude terceirizar alguns serviços

Considere a terceirização de funções não essenciais, como faxina, entregas, e qualquer coisa que fuja o seu core business. Isso pode reduzir a necessidade de investimentos em equipamentos e pessoal, além de permitir que a empresa concentre seus esforços em áreas que agregam mais valor.

Invista em soluções tecnológicas

A adoção de tecnologias modernas pode automatizar muitas operações manuais, reduzindo erros e otimizando seu tempo e energia.

Há algumas técnicas de gestão eficiente que sempre valem a pena voltar na hora de reduzir custos. Softwares de gestão integrada, como o PagVendas por exemplo, podem melhorar a gestão financeira, de recursos humanos e de operações.

Reduza os custos operacionais com escolhas estratégicas!

Para reduzir os custos operacionais do negócio, você pode cortar gastos e uma das formas de fazer isso é se atentar para as escolhas do dia a dia. Desde um controle de estoque, até o gerenciamento bem feito ajuda a minimizar custos operacionais, maximizar a eficiência e aumentar a satisfação do cliente.

Além disso, optar por fornecedores com melhor custo x benefício e escolher parceiros que não geram mais despesas também fazem a diferença. É o caso das Maquininhas PagBank

Além de contribuírem para a satisfação do cliente, com várias formas de pagamento, ela não possui aluguel. Ou seja, menos uma despesa para seu empreendimento. E não é só isso! 

Com a Moderninhas Pro 2 e a Moderninha Smart 2, você pode fazer a gestão diretamente no aparelho. Isso porque, é possível acessar o PagVendas pela máquina, o que permite controle de estoque, acesso à frente de caixa e organização dos pedidos. E, como você já sabe, quanto melhor a gestão, mais otimizado seus custos serão.

Está esperando o quê? Informação na palma da mão é com o PagBank!

Maquininhas PagBank para seu negócio crescer!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *