Você sabe o que é IGP-M? Sendo um dos mais importantes índices de preços no Brasil, o IGP-M acompanha as variações de preços que acontecem desde a cadeia produtiva até o consumidor final.
Para entender melhor sobre o que é IGP-M, como ele é calculado e, claro, como suas variações impactam seu bolso, continue a leitura!
O que é IGP-M?
O Índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M) é um indicador usado para medir a inflação desde os preços pagos no atacado até o valor pago pelo consumidor final, abrangendo a variação de preços de bens e serviços diversos.
Seu cálculo é uma composição de outros 3 índices, que são:
IPA: Índice de Preços do Produtor Amplo, com 60% de participação no cálculo do IGP-M;
IPC: Índice de Preços ao Consumidor, representando 30%;
INCC: Índice Nacional de Custos da Construção, com 10%.
Como funciona o IGP-M?
Levando em consideração os índices IPA, IPC e INCC, o IGP-M possibilita que a inflação seja mapeada em diversos bens e serviços, como em alimentos antes da comercialização, e no preço final ao consumidor de transporte e vestuário, por exemplo.
O IGP-M é calculado de acordo com os dados coletados entre o dia 20 do mês anterior e o dia 21 do mês de referência, e sua variação entre um período e outro pode indicar se o dinheiro está “valendo um pouco mais” ou “valendo um pouco menos” em comparação a outros períodos analisados.
Assim como os outros índices de inflação, para entender o que é IGP-M e suas variações, na prática, é válido pensar da seguinte forma: quanto maior for a variação de preço dos itens avaliados, mais esse indicador sobe. Quanto menor for essa variação , menos o indicador sobe. Já se os preços variam para baixo (ou seja, caírem em determinado período), o IGP-M será negativo.
Qual a diferença entre IGP-M e IPCA?
Apesar de serem dois importantes indicadores de inflação no país, a principal diferença entre IGP-M e IPCA é que, quando falamos do segundo, tratamos de um índice de preços voltado apenas para o consumidor final — que serve para representar o consumo de famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.
Já o IGP-M, como comentamos anteriormente, considera as variações presentes em todos os estágios da produção, chegando, também, ao consumidor final.
Como o IGP-M é calculado?
No período indicado, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) coleta informações sobre os preços em serviços, produção e produtos finais no Brasil todo. Alguns deles, são:
A indústria;
Construção civil;
Agricultura;
Comércio varejista;
Serviços profissionais prestados a lares.
Depois disso, a FGV divulga as variações prévias que comporão o índice do período todo, juntamente com o índice IGP-M acumulado. Isso ocorre a cada 10 dias.
Para entender melhor sobre o que é IGP-M, também é importante lembrarmos que esse indicador é composto de outros.
No caso, ele é uma média aritmética de outros índices de preços, que também são calculados pela instituição e abrangem desde a produção até o consumidor final em diversos segmentos.
Para entender melhor sobre o que são os índices que compõe o IGP-M (IPA, IPC e INCC), acompanhe os tópicos a seguir:
1. IPA (Índice de Preços do Produtor Amplo)
Esse é o indicador que possui peso de 60% do IGP-M. O propósito do IPA no IGP-M é monitorar os movimentos da comercialização atacadista, buscando visualizar o mercado que antecede e impacta nas vendas do varejo.
2. IPC (Índice de Preços ao Consumidor)
O IPC é o índice que representa 30% do IGP-M. Ele mede a variação de preços um conjunto de bens e serviços referentes a famílias com nível de renda mensal entre 1 e 33 salários-mínimos. Sua pesquisa cobre sete das principais capitais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.:
Alimentação;
Habitação;
Vestuário;
Saúde e cuidados pessoais;
Educação;
Leitura e recreação;
Transportes;
Despesas diversas.
3. INCC (Índice Nacional de Custo da Construção)
O INCC é o indicador que possui peso de 10% no cálculo do IGP-M, e é coletado em 7 capitais do país (Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). Seu objetivo é acompanhar e avaliar a movimentação do custo para se construir uma moradia no Brasil, incluindo a mão de obra especializada.
Como o IGP-M afeta suas finanças?
O comportamento do IGP-M nos ajuda a entender a variação dos preços da economia, especialmente no atacado (por conta do peso do IPA no total do índice).
Assim, quando observamos uma elevação no IGP-M, o movimento sinaliza que o aumento de preços pode – em breve – passar e ser sentido em bens e produtos finais aos consumidores, caso a economia esteja relativamente aquecida
Além disso, por estar diretamente ligado às variações de preço em diversos setores de produção e comércio do Brasil, o IGP-M tende a servir como balizador para reajustes de contratos de diversos produtos e serviços, incluindo:
Aluguéis;
Energia elétrica;
Mensalidades de escolas e universidades;
Alguns tipos de seguros;
Alguns planos de saúde.
Já deu pra perceber que ele afeta nosso bolso diretamente, não é? Por isso, é muito importante continuar aprendendo sobre o que é IGPM e outros indicadores de inflação do país.
Valor do IGP-M hoje
Agora que você conhece mais sobre o que é IGP-M, vale a pena conferir os valores atualizados desse indicador tão importante.
Abaixo, apresentamos a tabela com a variação mensal do IGP-M, de acordo com o Portal Ibre, da Fundação Getúlio Vargas.
A partir dela, é possível conferir os valores acumulados do ano e os acumulados em 12 meses:
MêsÍndiceVariação (%)Acumulado no anoAcumulado em 12 mesesFevereiro/20241.119,061-0,52%-0,45%-3,76%Janeiro/20241.124,8790,07%0,07%-3,32%Dezembro/20231.124,0720,74%-3,18%-3,18%Novembro/20231.115,8150,59%-3,89%-3,46%Outubro/20231.109,2360,50%-4,46%-4,57%Setembro/20231.193,7400,37%-4,93%-5,97%Agosto/20231.099,710-0,14%-5,28%-7,20%Julho/20231.101,204-0,72%-5,15%-7,72%Junho/20231.109,230-1,93%-4,46%-6,86%Maio/20231.131,058-1,84%-2,58%-4,47%Abril/20231.152,307-0,95%-0,75%-2,17%Março/20231.163,3590,05%0,20%0,17%
É possível acompanhar o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) diretamente no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Como o IGP-M afeta os investimentos?
Se você busca entender melhor sobre o que é IGPM, é importante entender que, além de computar a variação de preços de bens e serviços da economia e servir como indexador de uma série de serviços, esse indicador também afeta os investimentos direta e indiretamente.
Indiretamente, por ser um índice de inflação, o IGP-M pode ilustrar a perda de valor real de investimentos ao longo do tempo.
Por exemplo, uma aplicação que rendeu 12% no ano, porém em um ano no qual a variação do IGP-M foi de10%, teve um retorno real (medido por esse indicador) de apenas 2%.
Já o impacto direto pode ser visto em investimentos atrelados ao IGP-M, conforme detalhado abaixo.
O que é Tesouro IGP-M?
O Tesouro IGP-M é um título público que possui sua rentabilidade atrelada à variação do índice da FGV, acrescida de juros combinados no momento da aquisição.
Ele é um produto de investimento pós-fixado, ou seja: você não sabe quanto ele renderá no momento em que fizer a compra. Isso porque, acompanhando a variação do IGP-M, sua rentabilidade vai variar conforme as variações deste indicador até a data do vencimento do título.
Quanto ao pagamento de juros, o Tesouro IGP-M conta com seus valores pagos semestralmente, enquanto o valor total é repassado no vencimento.
E aí, conseguiu entender melhor sobre o que é IGP-M e como esse indicador afeta seus gastos?
Aqui na Rico, temos o objetivo de descomplicar os investimentos para que você possa ter conhecimento e autonomia com suas finanças.
Acompanhe nosso portal de conteúdos Riconnect, nosso blog e nossas análises de mercado feitas por especialistas.
The post O que é IGP-M e como ele afeta minhas finanças? appeared first on Riconnect.