Onde vender online? Confira os 7 principais canais de venda para atrair clientes

Resumo do texto

O que são canais de venda?;
Conheça os 7 principais canais e descubra como usá-los;
Saiba quando usar um canal de venda e como escolher.

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A finalização de uma compra é o momento ideal para perguntar ao consumidor como foi que ele chegou até a sua loja, independente da venda ter sido feita por um profissional ou através do seu e-commerce. 

A resposta para essa pergunta contém informações cruciais que valem ouro para o seu negócio. Mas não é só esse tipo de dado que é importante. Ficar por dentro das métricas de vendas é fundamental para garantir que o empreendimento esteja caminhando bem e dando resultado.

E por falar em vendas, o canal de vendas é mais do que uma forma de conseguir clientes: é uma fonte de dados para o crescimento contínuo do seu negócio. É com ele que você pode automatizar essa pergunta e saber exatamente de onde seus clientes vieram.Por isso, fique por aqui e entenda como cada canal pode te fornecer dados para trilhar o sucesso do seu empreendimento!

O que são canais de venda?

Os canais de venda são as diversas formas que as empresas utilizam para comercializar seus produtos ou serviços. Esses canais podem variar entre métodos tradicionais, como as lojas físicas, ou modernos como as plataformas digitais de e-commerce e redes sociais

O objetivo dos canais de venda é alcançar o consumidor final por meio de um método eficaz, facilitando o processo de compra e aumentando a visibilidade do produto ou serviço.

Diferenças entre canais de distribuição e canais de vendas

Canais de distribuição e canais de venda são conceitos diferentes, mas complementares. Os canais de distribuição referem-se ao caminho percorrido pelo produto desde o fabricante até chegar ao consumidor final, incluindo armazenamento e transporte. 

Já os canais de venda focam especificamente nas estratégias e locais onde as vendas são efetuadas. Os canais de venda são a interface direta com o cliente, incluindo aspectos como marketing e experiência de compra.

Tipos de canais de venda

Existem 2 principais tipos de canais de venda: venda direta e venda indireta. Cada tipo tem suas características e abordagens específicas para alcançar e interagir com os clientes:

Venda direta

A venda direta ocorre quando uma empresa vende seus produtos ou serviços diretamente aos consumidores, sem intermediários. Esse tipo de venda oferece controle total sobre a experiência do cliente e permite um relacionamento mais próximo e personalizado.

Venda indireta

A venda indireta acontece quando a empresa utiliza intermediários para vender seus produtos ou serviços. Esses intermediários podem ser revendedores, distribuidores ou agentes. A venda indireta amplia o alcance do produto, mas oferece menor controle sobre a experiência do cliente. 

Conheça os 7 principais canais de venda online

Com o avanço da tecnologia, os canais de venda online tornaram-se essenciais. Empresas de diferentes tamanhos e setores utilizam esses canais para expandir seu alcance e aumentar suas vendas:

1. Marketplace

Os marketplaces são plataformas online onde várias marcas podem vender seus produtos. Eles têm grande visibilidade e acesso a uma base ampla de clientes, o que pode ser muito útil a empreendedores iniciantes.

2. Redes Sociais

As redes sociais tornaram-se poderosas ferramentas de venda, permitindo que as empresas promovam seus itens e fechem pedidos direto no aplicativo. Por exemplo, o Instagram oferece recursos integrados em que as lojas podem criar catálogos de produtos em suas postagens.

3. E-mail

O marketing por e-mail, ou e-mail marketing é uma estratégia eficaz para enviar ofertas personalizadas e conteúdo relevante diretamente para os seus leads e clientes. Você pode oferecer um produto digital em troca de um cadastro rápido e começar a alimentar aquele consumidor em potencial com comunicações por e-mail sobre o seu empreendimento. 

4. Afiliados

Programas de afiliados são uma forma de venda online onde terceiros promovem produtos e recebem uma comissão por cada venda realizada através de seus esforços. 

Um exemplo é o programa de afiliados do próprio PagBank, um dos mais completos do mercado. Com ele você pode receber por abertura de contas, assinaturas, cadastros e até vendas, com valores fixos que te ajudam a ter uma noção de quanto entrará na conta no fim do mês!

5. Loja virtual

As lojas virtuais são os sites de e-commerce de uma marca, onde ela vende seus produtos diretamente aos consumidores. Um exemplo é o site de uma marca de roupas que vende suas coleções exclusivamente online.

6. Whatsapp

O WhatsApp é uma ferramenta cada vez mais usada para vendas, especialmente por pequenas empresas. Com links de pagamento que podem ser enviados diretamente pela caixa de mensagens, é uma forma de oferecer facilidade e praticidade.

Atualmente é possível criar catálogos e até realizar pagamentos pelo aplicativo, unificando o atendimento e a venda em um único canal. 

7. Mídia paga

A mídia paga online inclui anúncios em plataformas como Google Ads e Facebook Ads. O Google Ads ajuda você a divulgar seus produtos no site principal do Google (uma empresa de cosméticos pode aparecer sempre que alguém buscar “protetor labial”), ou em áreas de propaganda em sites de terceiros, como jornais locais.

Já no Facebook Ads é possível pagar para alcançar mais pessoas com seus posts, aumentar o engajamento com o seu conteúdo ou simplesmente ocupar alguns lugares de publicidade nas redes da Meta.

Quais são as vantagens dos canais de venda?

Os canais de venda oferecem diversos benefícios para os negócios, como expansão do alcance, atração de novos clientes e a entrada em diferentes mercados. Outras vantagens incluem:

Economia em distribuição e logística;
Melhoria no reconhecimento da marca;
Foco dos representantes em suas forças;
Suporte para produtos complexos.

Qual é o melhor momento para iniciar uma estratégia de canais de vendas?

O momento ideal para iniciar uma estratégia de canais de vendas é quando a empresa possui um processo de vendas definido e comprovado.

Primeiro você precisa descobrir, durante o processo de venda, a melhor maneira de acessar o público-alvo e oferecer a ele o seu produto.

Além disso, é importante ganhar consciência e dominância suficientes sobre o produto para que outros também possam vendê-lo.

Como escolher o canal de vendas ideal?

Para selecionar o canal de vendas mais apropriado, considere os seguintes aspectos:

Qual é o objetivo do seu negócio?

O alinhamento entre os canais de venda e os seus objetivos empresariais é essencial, uma vez que, dependendo do foco, é mais viável investir numa estratégia ou em outra.

Por exemplo, se o seu foco é na rápida expansão do mercado, então o marketplace pode ser o melhor caminho. Mas se você deseja construir relações duradouras com os clientes, então as redes sociais podem te ajudar nesse processo.

Cada canal tem suas características específicas que podem ser mais adequadas para diferentes estratégias de negócio.

Seu produto é físico ou digital?

A natureza do produto tem um impacto significativo na escolha do canal de venda. Produtos físicos, por exemplo, podem exigir uma abordagem logística mais completa, enquanto produtos digitais podem ser comercializados através de canais online, aproveitando a agilidade e o alcance global da internet.

Onde está o público-alvo?

Entender a localização e o comportamento do seu público-alvo é crucial. Se o público prefere interações online, canais digitais seriam a melhor escolha. Por outro lado, se o seu público valoriza experiências tangíveis, pontos de venda físicos ou revendedores podem ser mais efetivos.

O que seus concorrentes estão fazendo?

Analisar os canais utilizados pela sua concorrência direta pode fornecer insights valiosos. Observe quais canais estão trazendo sucesso para eles e verifique se é possível se inspirar nessas estratégias para o seu sucesso.

Quanto você pode investir no canal?

O orçamento é um fator crítico na escolha do canal. Canais que exigem maior investimento podem oferecer retornos significativos, mas é importante avaliar a relação custo-benefício para garantir a sua sustentabilidade financeira, ou seja, se você vai conseguir manter esse custo a longo prazo.

Split de Pagamento: um meio de pagamento versátil para qualquer canal

O Split de Pagamento é um sistema versátil que se adapta a diversos canais de venda, especialmente os que são online. Ele simplifica as transações, distribuindo os pagamentos automaticamente entre as partes envolvidas. 

Essa característica torna a ferramenta do Pagbank ideal para marketplaces, e-commerce e qualquer canal onde vários usuários precisam receber pagamentos. Além disso, ele tem ainda as seguintes características:

Segurança financeira;
Redução de custos e burocracia;
Maior controle pelo primário da transação, garantindo visibilidade de estoque, lucro e rentabilidade;
Evitar bitributação, ao dividir os valores que cairão na conta, evitando que vendedor e comprador sejam tributados no montante.

Além disso, o Split de Pagamento proporciona segurança e agilidade nas transações, melhorando a experiência do usuário e aumentando a eficiência das vendas. 

 

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