Preço e Lucro (P/L): saiba como analisar

O indicador P/L é um dos quocientes mais conhecidos do processo de análise de ações, sendo uma das medidas mais presentes na avaliação de investidores. Dada a simplicidade do cálculo, bem como a praticidade para encontrar os dados necessários, ele pode ser facilmente implementado na hora de escolher os próximos ativos de sua carteira.

Ao utilizar esse indicador, bem como outras informações sobre o comportamento de uma determinada empresa, permite que você desenvolva um raciocínio mais crítico na hora de implementar seus investimentos. Dado o grande volume de ativos do mercado internacional, aprofundar seus conhecimentos e saber como filtrar boas ações, é imprescindível para melhorar o desempenho da sua carteira.

Quer saber como usar o P/L na avaliação de investimentos? Então siga a leitura e confira nosso post!

 

O que é a relação preço por lucro?

A relação preço por lucro (P/L), que também pode ser encontrada como P/E (price-to-Earnings ratio, em inglês), é uma métrica que pode ser usada na hora de fazer avaliação de ações.

Ela ajuda a entender se um ativo é atrativo ou não em relação aos seus lucros. Nesse sentido, ela é obtida a partir de um cálculo que divide o preço de uma ação pelos lucros obtidos por ela.

Enquanto o preço de mercado ajuda a compreender o quanto os investidores estão dispostos a pagar por uma ação, o preço por lucro pode servir para refletir o quanto uma empresa pode oferecer de potencial de ganhos ao longo do tempo.

 

Como calcular a relação preço por lucro?

O cálculo desse indicador é bem simples, bastando dividir o preço atual da ação pelo lucro por ação, ou seja:

P/L = Preço da ação / Lucro por ação.

Por exemplo, imagine que uma ação de uma empresa qualquer esteja sendo negociada no mercado por US$ 30 e que ela pague US$ 3 de lucro por ação. Assim, basta dividir esses valores, chegando a um P/L de 10.

Esse resultado significa que o preço pelo qual o ativo está sendo negociado na bolsa de valores é 10 vezes o lucro por ação da empresa. Vale lembrar que também é possível usar a média das variáveis durante um determinado período para fazer esse cálculo também.

 

Como analisar o indicador de preço por lucro?

Essa métrica é utilizada muitas vezes para entender o grau de expectativa dos investidores em relação a uma ação. Nesse sentido, um P/L alto tende a indicador otimismo quanto ao futuro da empresa, enquanto um P/L baixo pode sugerir uma desconfiança em relação ao seu potencial de crescimento.

Porém, é preciso observar o contexto da ação que você está analisando, além de utilizar outras métricas em conjunto com o P/L para ter uma análise mais completa e evitar equívocos na hora de escolher os ativos para compor o seu portfólio.

Essa necessidade surge devido aos diversos fatores que podem impactar esse indicador. Por exemplo, o setor da empresa, a concorrência de mercado, o modelo de negócios, a solidez da companhia e as perspectivas do país no qual ela opera podem gerar alterações no P/L.

 

A relação preço por lucro pode ser negativa?

Suponha que você está fazendo uma análise de ação e encontre um P/L negativo. Esse é um resultado possível e que, sem esse conhecimento, pode acabar gerando confusões sobre o seu cálculo.

Nesse sentido, é até certo ponto natural que algumas empresas apresentem períodos de P/L negativo, seja devido a um momento não lucrativo, seja devido oscilações econômicas, seja por qualquer outro motivo.

Porém, é preciso ter atenção, pois uma empresa que apresenta P/L negativa de maneira consistente pode representar que ela não é lucrativa. Para fazer análises mais efetivas, também vale conhecer outras maneiras de calcular essa métrica, além de utilizar mais fatores em suas análises.

 

Quais as variações desse indicador?

Existem algumas alternativas a esse indicador que você pode utilizar na hora de fazer as suas análises e escolher ativos para incorporar em sua carteira. A seguir, listamos 3 opções para você conhecer. Confira!

 

Trailing Twelve Months (TTM)

Para calcular o índice P/L com a abordagem do TTM, basta pegar os lucros da empresa nos últimos 12 meses. Esse tipo de opção é conhecida também como P/L final e traz algumas vantagens na hora de fazer as avaliações de empresas.

Por exemplo, a partir do uso do TTM você consegue utilizar dados reais que já foram divulgados. Além disso, há vários sites que utilizam essa metodologia, facilitando na hora de você realizar comparações.

 

Lucros futuros

Também é possível utilizar uma metodologia que considera uma estimativa dos lucros futuros de uma companhia, chamado de índice P/L futuro. Ao contrário do formato anterior, esse não tem a vantagem de usar dados reais.

Porém, ele se aproveita de informações de mercado para estimar o desempenho da empresa. Assim, pode gerar uma visão mais ampla de possíveis resultados a fim de lhe ajudar a encontrar bons ativos para a sua carteira de investimentos.

 

Preço por Lucro de Shiller

O Preço por Lucro de Shiller, também conhecido como CAPE (Cyclically Adjusted Price-to-Earnings ratio) é a última alternativa que vamos apresentar. Essa opção utiliza uma média móvel para ajustar possíveis distorções que alteram os resultados das empresas.

Assim, acaba oferecendo uma visão mais estável da relação entre preço e lucro. Além disso, o CAPE é frequentemente usado para avaliar se o mercado está sobrevalorizado ou subvalorizado, observando a média histórica na hora de avaliar uma empresa.

O comportamento do índice P/L apresenta uma forte relação com o desempenho da empresa no mercado, refletindo a euforia dos investidores em relação a determinados ativos. Por isso, associar esse mecanismo com outros recursos da análise fundamentalista, contribui para tornar sua avaliação mais completa e robusta.

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