No Avenue Connection, Tatiana Itikawa, superintendente de representação de mercado na ANBIMA, e, Eliseu Tudisco, sócio do setor de serviços financeiros e meios de pagamento, Strategy & Brazil, apresentaram as tendências e melhores práticas nas atividades de assessoramento e consultoria de investimentos no exterior.
O evento, realizado nos dias 24 e 25 de julho, reuniu investidores, especialistas e entusiastas do mercado financeiro no Brasil, no maior encontro brasileiro dedicado aos investimentos internacionais. Com o objetivo de criar uma conexão entre os investidores e os maiores especialistas do mercado internacional, as palestras trouxeram discussões sobre tendências e oportunidades.
Neste artigo, reunimos alguns dos principais insights da palestra Assessoramento e Consultoria de Investimentos, relacionando assuntos e comportamentos que você precisa conhecer. Confira!
Evolução do investidor brasileiro
Hoje, os investidores estão muito mais maduros, curiosos e autônomos. Com isso, se tornam muito mais envolvidos nas estratégias de composição de suas carteiras.
Assessores e consultores precisam compreender esse movimento e atuar com estratégias de consultoria que dialoguem com esse perfil.
Os seus clientes são investidores que conhecem, pesquisam e se informam. Assim, para garantir um atendimento alinhado às expectativas desses investidores, o assessor precisa considerar a opinião do cliente. Neste contexto, Tatiana, destacou:
“Não adianta criar um produto, criar uma estratégia, sem falar e saber o que o nosso cliente quer ou precisa”.
Personalização da experiência e tecnologia
Os investidores têm ficado cada vez mais exigentes, com isso, os consultores têm a oportunidade de explorar a oferta de uma experiência personalizada, algo que costuma despertar o interesse dos investidores maduros.
O uso de novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, é um aspecto que chama atenção e precisa estar no seu radar. Neste sentido, Eliseu explica:
“Existe aqui uma série de oportunidades que podem ser exploradas no nosso mercado. Além de cada vez mais os clientes buscarem uma experiência mais digital, as novas gerações que começam a entrar nesse mercado têm familiaridade e confiança nas ferramentas tecnológicas”.
Os profissionais da área precisam começar a pensar sobre como combinar a expectativa de diversificação, as recomendações de experiência e o uso de inteligência artificial, criando uma experiência cada vez mais aderente à expectativa desses novos clientes.
O uso de ferramentas como IA generativa, Big Data e Blockchain vem transformando não só a forma como entendemos os clientes, mas também os métodos de personalização de ofertas e interação.
Como trazer a personalização para a realidade do cliente?
O que é interessante quando se fala em personalização, não só na perspectiva de investimento mas até para outros mercados, é a necessidade de entender a visão do cliente.
Isso se torna ainda mais relevante quando pensamos nas novas gerações e no momento de vida que o cliente está. Você deve pensar na jornada do investidor, na fase que ele vive, se ele tem ou não filhos.
Considerar as diferentes características ajuda a entender qual é o tipo de investimento ou quais são os tipos de ativos que podem fazer mais ou menos sentido para cada um.
Com isso, fica mais fácil criar uma oferta que tenha mais aderência com as necessidades do cliente, fazendo com que ele tenha uma experiência de investimentos pensada a partir da personalização.
Diversificação de produtos e canais de distribuição
Outro movimento que se tem visto é a necessidade de buscar cada vez mais uma diversificação não só dos ativos mas também dos canais de distribuição e na forma como os assessores constroem a relação com os seus clientes.
A chave está em compreender quais são as expectativas dos clientes quando buscam novas formas de investir. Os especialistas devem considerar questões como o aumento crescente no interesse por ativos alternativos, e de que forma esse interesse pode ser suprido com opções de produtos alinhados com as particularidades de cada carteira.
Em outras palavras, o consultor deve conhecer as necessidades dos clientes, entender como se darão os movimentos de interesse em termos de diversificação e estar preparado para oferecer um atendimento que supere uma alta expectativa.
Conhecer a perspectiva de crescimento do mercado
Eliseu sinalizou a necessidade de conhecer as perspectivas de crescimento do Brasil e compreender como isso se relaciona com a participação de ativos financeiros na composição patrimonial dos clientes.
“Existe uma expectativa grande, não só de crescimento da América Latina mas também do Brasil. O nosso país tem o potencial de ser o principal protagonista no crescimento da riqueza na região da América Latina como um todo”.
O nosso país tem aproximadamente 40% do PIB da América Latina e uma classe média com alta representatividade. Esse cenário faz com que se crie um ambiente favorável para expansão do mercado de investimentos.
Adaptação dos modelos de negócio
A massificação do atendimento ao cliente exige uma adaptação dos modelos de atuação do consultor, o que pode ser feito com o auxílio de tecnologias. A utilização de inteligência artificial, por exemplo, permite criar chatbots inteligentes que oferecem um suporte inicial a um grande número de clientes de forma eficiente e econômica.
Neste contexto, é preciso entender que nem todos os clientes possuem as mesmas necessidades. Por isso, é crucial adaptar os modelos de atendimento a cada perfil, garantindo uma experiência personalizada e otimizando a extração de valor. Para alcançar esse objetivo, você precisa equilibrar quatro pilares:
Parcerias estratégicas — a escolha de parceiros adequados permite expandir a atuação do seu negócio, alcançar novos segmentos de mercado e diversificar a oferta de produtos;
Diversificação de produtos — oferecer um portfólio variado permite atender às diferentes demandas dos clientes, aumentando a carteira de investidores atendidos;
Tecnologia — a adoção de novas tecnologias, como a inteligência artificial, é uma necessidade para quem deseja se manter competitivo nos próximos anos, já que ela ajuda a otimizar processos, personalizar o atendimento e reduzir custos.
Construção de confiança — combinação dos elementos anteriores ajuda na construção de uma relação de confiança com os clientes, o que é essencial para a manutenção de um relacionamento de médio e longo prazo.
O fortalecimento das parcerias e a transformação digital dos negócios exigem que os assessores e consultores estejam preparados para enfrentar novos desafios e oportunidades.
A busca contínua por conhecimento e o alinhamento com empresas e profissionais que são referência ajudarão na construção de um atendimento alinhado às necessidades dos seus investidores.
Confira a palestra completa abaixo!
Disclaimer
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