VTEX Day 2024: confira 6 tendências e aprendizados do evento

Com mais de 150 empresas expositoras, 8 palcos e 120 horas de conteúdo relevante para o mercado, a 14ª edição do Vtex Day reuniu os principais líderes, profissionais e tendências que estão transformando o futuro do e-commerce.

Com presença de grandes nomes como o Futurista de IA e ex-Diretor de GTM da OpenAI, Zack Kass, o guru de Marketing Digital e Co-Fundador da NP Digital, Neil Patel e a Ativista dos direitos humanos e educação e pessoa mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da Paz Malala Yousafzai, o evento trouxe insights e novidades do mercado.

O time PagBank marcou presença nos dois dias do evento e vai apresentar os principais aprendizados e tendências discutidos. Confira!

1. Prioridade na aplicação da inteligência artificial

Não é surpresa para ninguém que a inteligência artificial já está sendo aplicada e discutida em muitas empresas pelo Brasil. Mas como isso está acontecendo e quais são os impactos dentro das companhias? 

Em uma palestra sobre o assunto, Eduardo Terra, presidente da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), afirmou que a Inteligência Artificial é prioridade, mas não é uma realidade para as empresas de varejo, seja pelo custo ou por uma visão receosa dos líderes sobre a tecnologia.

No mesmo painel, Vinicius Aroeira, CFO do grupo Super Nosso, afirmou que as empresas que entenderem a importância do tema o quanto antes e saírem de prioridade para realidade, terão uma vantagem competitiva diante do mercado.

Ainda há um receio sobre uma possível substituição dos humanos pelos robôs, mas um dos grandes desafios de quem trabalha no setor é tentar humanizar os serviços de IA e reafirmar que a tecnologia veio para aprimorar e não substituir. 

2. Retail Media

Um dos temas mais discutidos deste ano foi o Retail Media, destacando-se como uma ferramenta poderosa para marcas e varejistas atingirem o público para conversão de maneira eficaz.

A solução permite oferecer uma experiência personalizada para o cliente, atendendo a novas jornadas de compras orientadas por interesse, personalização e conexão com as empresas.

Marcelo Pimentel, CEO do Grupo Pão de Açúcar (GPA) ressaltou a importância de entender o comportamento de compra e os hábitos de consumo de forma individual, trazendo mídia personalizada de acordo com o momento do cliente na jornada de compra.

E Fernando Yunes, Vice Presidente do Mercado Livre trouxe a visão de dados, pensando em analisar, entendê-los e saber usar essa informação para gerar conversão, oferecendo o produto certo no momento certo da jornada: “Transformamos dados em ações e decisões de compra inteligentes”, afirmou Yunes.

3. Agenda ESG

Outro tema amplamente discutido no VTex Day foi a agenda ESG (Environmental, Social and Governance), na tradução para o português “Governança ambiental, social e corporativa”. Essa pauta levanta a bola sobre a preocupação que as empresas precisam ter sobre o impacto que elas produzem no meio ambiente e como isso pode afetar as próximas gerações.

O termo está bem alinhado com outra sigla famosa no meio corporativo, ODS, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Para seguir a agenda ESG, as ODS são como uma bússola que ajudam as empresas nesta busca por sustentabilidade.

No painel que contou com empresas como Riachuelo e Carrefour, os executivos das companhias salientaram em todos os momentos de que é importante relembrar que ESG não é só meio ambiente, é também responsabilidade social.

Essa responsabilidade social precisa estar alinhada com a missão e os valores da empresa, pois essa agenda deve ser algo a longo prazo e que não pode ser cortado em algum momento de crise que as empresas possam enfrentar.

4. Marketing de Conteúdo e Influência

Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem passado por transformações significativas, principalmente quando nos referimos a jornada de compra. E a geração de conteúdo se torna uma forma inteligente de criar conexão. “Antes, as pessoas confiavam mais nas instituições e agora confiam mais nas pessoas que acompanham e produzem conteúdo”, destacou Bruna Buas, Diretora de Marketing do Grupo Boticário.

A principal dica é usar conteúdos de maneira estratégica, trazendo conteúdos informativos e que façam a diferença na vida do consumidor, aproximando cliente e marca. Não se limitando a conteúdos promocionais e comerciais a todo tempo, podendo trazer opções mais atrativas, educacionais, que contem uma história e criem um senso de comunidade.

Afiliados e influenciadores são ferramentas decisivas no engajamento com a marca e a relação de confiança entre o influenciador e seus seguidores é um fator decisivo na hora de planejar uma ação.

De acordo com Daniela Okuma, GM Global Business Solutions Brazil do TikTok, 85% das pessoas buscam um produto após o verem no TikTok. Ela também destacou a importância do conteúdo com propósito, com parceiros que façam sentido para a marca, influenciador e público-alvo.

5. Ser Omnichannel

Afinal o que é ser omnichannel? É só colocar a sua marca no mundo online e offline? Vai muito além disso. É tornar a experiência de compra memorável, fluida e que faça parte da rotina do seu cliente, explorando a experiência presencial, com a presença no mundo digital, de forma humanizada e que crie relação de confiança entre a loja e o cliente.

Pensar na experiência de forma completa, da ideia da compra ao pós-venda, facilita a vida do cliente. Ser conveniente, pensar no tempo de entrega, descontos, cupons, criando uma relação que pode ser fator decisivo na hora de optar entre sua empresa e outra que oferece um serviço semelhante.

Natacha Litvinov, chefe de parcerias de compras e pagamentos do Google Pay destacou o crescimento da digitalização de pagamentos na América Latina e a importância de disponibilizar diferentes meios de pagamento no online e presencial, evitando fricção na hora do pagamento.

6. Reconhecimento facial para segurança digital

Por fim, com a grande diversidade de formatos e novas tecnologias surgindo, a segurança dos dados e informações é assunto que empresas e pessoas físicas precisam ficar muito atentas.

Em uma palestra que contou com Visa, Único ID Tech e Lumx, os executivos das empresas abordaram como o reconhecimento facial e o blockchain (mecanismo de banco de dados que permite o compartilhamento de informações em uma determinada rede) estão modificando a segurança digital. Eles ainda afirmaram que a biometria facial é a revolução dos pagamentos e da segurança digital. Vale lembrar que a maior parte das transações (compras, abertura de conta) hoje são feitas pelo celular. 

Muitas empresas já adotam essa segurança que consegue simplificar as transações, melhorar a experiência de compra do usuário e diminuir a taxa de abandono de carrinho, um dos problemas mais recorrentes do e-commerce.

De acordo com os palestrantes, uma tecnologia fundamental é a liveness detection, que ajuda a evitar fraudes em transações de identificação facial. Sempre alinhado com as tendências do mercado, o PagBank é o primeiro player do mercado a utilizar essa tecnologia em checkouts e links de pagamento. 

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