Lira anuncia apoio formal a Hugo Motta para a presidência da Câmara e deve trazer partidos

Spread the love

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou formalmente o apoio ao seu candidato à sucessão, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), nesta terça-feira (29/10). O anúncio foi feito ao lado do candidato, do presidente do Republicanos, Marcos Pereira, do líder do MDB, Isnaldo Bulhões, do líder do PP, Dr. Luizinho, e de outros parlamentares.

Conheça o JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político e regulatório que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas

No anúncio, Lira criticou o uso do projeto de lei que concede anistia aos acusados de participar do 8 de janeiro como objeto de disputa política com efeitos na eleição interna da Casa. O projeto é defendido pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, e foi considerado como uma “condição” para o apoio da legenda – mas Lira retirou o texto da pauta da CCJ. Ao lado dos parlamentares, o presidente da Casa também destacou amizade com os demais candidatos, Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA).

Com a oficialização do apoio, Lira costura acordos com siglas partidárias e o seu partido também deve formalizar a aliança com Hugo Motta. Se a expectativa do grupo de Motta em obter apoios formais também de PT, PL e MDB se concretizar, o bloco em torno do parlamentar do Republicanos será o com maior concentração de força em termos numéricos da Câmara, abrindo caminho para vencer a disputa.

O avanço nas alianças em torno da candidatura de Motta pode destravar a pauta do governo no Congresso, com temas importantes de serem avaliados até o fim do ano. As eleições para a Mesa Diretora devem ocorrer no dia 1º de fevereiro de 2025 e além de Hugo Motta concorrem os candidatos Antônio Brito e Elmar Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *