No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Municípios cearenses receberão vans adaptadas para programação cultural

Spread the love

A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) aprovou, junto ao Ministério da Cultura (MinC), dois projetos (rotas) de MovCEU — iniciativa que integra o programa “Territórios da Cultura”. Trata-se de vans adaptadas para programação cultural, que circularão em municípios cearenses com menos de 20 mil habitantes, fortalecendo a produção cultural em comunidades com menos infraestrutura. De acordo com o MinC, a previsão para a entrega dos veículos ocorrerá ainda em 2024.

Durante o encontro de Formação e Lançamento do MovCeu, realizado no Distrito Federal, nos dias 27 e 28 de agosto, com a presença de gestores públicos de estados e municípios contemplados, ocorreu a apresentação do Programa Territórios da Cultura, apontando Experiências exitosas de projetos que possuem objetivos semelhantes ao programa;  além do panorama das políticas de cultura do Sistema Minc; apresentação da página do “Territórios da Cultura”, do Equipamento (van) e das inúmeras ações a serem desenvolvidas.

A Secult Ceará esteve presente às atividades, representada pelo coordenador de Articulação Regional e Participação, momento importante de fortalecimento e pactuação  dessa importante Política Pública . “Esta iniciativa representa um passo significativo em direção a política de fortalecimento da ação pública da cultura de forma regional e territorial , projetando uma sociedade mais inclusiva e culturalmente rica, promovendo não apenas a arte e educação, mas também dignidade e cidadania por todo o estado. Com ele, a Cultura do Ceará chegará a mais localidades urbanas e rurais, ampliando a descentralização das políticas culturais ”, pontua o Fábio Santiago.

Rotas

Os veículos têm a capacidade de se transformarem em equipamentos culturais, como bibliotecas, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua e palco para apresentações diversas, entre outras possibilidades de uso cultural em qualquer lugar que o MovCEU chegar.

Duas rotas receberão o projeto. A primeira fará a região “Sertão de Canindé, Sertão Central e Maciço de Baturité”. Todos os meses, o MovCEU passará pelos municípios de Madalena, Choró, Itapiúna, Capistrano, Aratuba, Mulungu, Guaramiranga, Pacoti e Palmácia.

Já a segunda rota fará “Sertão de Crateús e Sertão de Sobral” passando pelos municípios de Monsenhor Tabosa, Catunda, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Reriutaba, Graça, Pacujá, Mucambo e Cariré.

“As rotas criadas e aprovadas pela Secult Ceará possibilitam o intercâmbio cultural entre os municípios que serão contemplados. Por se tratar de veículos móveis, há a possibilidade de circulação em diferentes bairros e comunidades dessas localidades, ampliando o acesso dos cearenses a atividades de formação, fruição e produção cultural. Além disso, o projeto se conecta com outras políticas da Secretaria, como pontos de cultura, mestres e mestras da Cultura, escolas livres e territórios quilombolas, indígenas e assentamentos”, afirma o chefe de gabinete da Secult Ceará, Viana Júnior.

Os veículos assegurarão que cada município seja atendido por, pelo menos, uma vez por mês, estando apto para atender localidades urbanas e rurais, com famílias de baixa renda.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *