No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Ecologia espiritual, um olhar de fé para a crise ambiental


CONFIRA ESSAS EMPRESAS



SEGURO PARA MOTORISTA DE APP





COMECE HOJE MESMO


CLASSIFICADOS



ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS




TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS




ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES


O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$


NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3



QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL




QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR




O melhor da web






GANHE DINHEIRO NO AIRBNB




DRA LARISSA





CONFIRA O CANAL


CONFERIR PERFIL NO LinkedIn










CONFERIR




Spread the love

Ecologia integral, equilíbrio ambiental e social

“Deus viu que tudo era muito bom”, o relato do livro do Gênesis revela o olhar de Deus direcionado à sua obra, à Criação. O olhar divino precisa inspirar o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, vocacionado à regência do conjunto da obra do Pai. Neste tempo da Quaresma, com convites interpelantes à conversão, é oportuno acentuar que a dimensão espiritual se vincula ao conceito de ecologia integral, detalhado por Papa Francisco.

Crédito: PEDRE/GettyImages

A ecologia, enquanto ciência, ajuda a compreender a relação entre todas as criações. Revela que microrganismos, plantas, animais e os seres humanos estão interligados. Isso significa que todos precisam se mobilizar para garantir o equilíbrio ao planeta, evitando sua destruição. A expressão ecologia integral permite compreender a humanidade que esse equilíbrio é também essencial para a superação de desequilíbrios sociais. O ser humano não pode, pois, permitir-se agir irracionalmente, cego pela ambição desmedida, regido por uma lógica econômica perversa.

A situação atual é grave conforme sinalizam as catástrofes ambientais, provocadas pelos extremos climáticos. Ainda assim, a humanidade permanece diante de sombras que inviabilizam o adequado discernimento, prejudicando a necessidade de cooperação global, que é necessária para interromper a manipulação da casa comum.

A divisão inconciliável: crises, conflitos e desigualdades

Estudiosos afirmam que já não se vive a manifestação da polarização, mas sim da divisão na sociedade. Podem ser identificados dois grandes grupos que abrangem concepções de futuro inconciliáveis. Por isso, travem uma disputa ferrenha em que ninguém sairá vencedor. Os conflitos se agravam e prejudicam a convivência social, tornando ainda mais distante o sonho de um mundo mais solidário, com tratamento menos desigual na regência dos bens da Criação.

Leia mais:
.: Você sabe o que é ecologia integral?
.: Os cinco ensinamentos do Papa Francisco sobre o meio ambiente
.: O meio ambiente está se tornando um grande depósito de lixo
.: Ouça o grito da Terra

As profundas crises que ameaçam o planeta não são resolvidas com xingamentos e extremismos. Também não podem ser superadas a partir da imposição de concepções incompatíveis com o bem comum. A divisão que inviabiliza a cooperação global é específica que precisa ser treinada e melhor compreendida, pois impacta diretamente as ações políticas, com repercussões nas relações internacionais, institucionais e interpessoais. Vive-se, assim, a fase seguinte ao impacto da polarização, com o agravamento das divisões que ferem o planeta, prejudicando especialmente os mais pobres e vulneráveis. Acentuam-se os conflitos, com insanidades, fragilidades e lógicas convencionais que contaminam a política e a economia, agravando os processos de destruição do meio ambiente.

Laudato si’ e a ecologia integral, um chamado à ação e à residência

Assim, compreender o significado de ecologia integral pode ajudar a recompor mesas de diálogo, indispensáveis ​​para que haja soluções capazes de ajudar a preservar a casa comum. Essas mesas não podem dar lugar a discursos ultrapassados, devem ajudar na construção de saídas para as muitas crises, processo que pode ser doloroso, mas é essencial.

Ilumina a realidade complexa, possibilitando a sua compreensão adequada, as partilhas do Papa Francisco, no terceiro capítulo de sua Carta Encíclica Laudato Si’ : é preciso enxergar a raiz humana da crise ecológica, possibilidade de se avançar para além dos “sintomas”, chegando às causas da ruína da vida e do ser humano.

A advertência focaliza que não se pode reduzir ou englobar tudo no paradigma tecnocrático. Ao invés disso, torna-se necessário refletir sobre o lugar ocupado pelo ser humano na regência do planeta, à luz dos princípios da ecologia integral. Não se pode deixar que uma divisão em curso desconsidere a restrição da qualidade de vida de muitos e a preocupante manipulação social que fere a humanidade. O ser humano tem o direito de viver e de ser feliz. É uma criatura deste mundo com dignidade especial, mas precisa considerar que a manipulação do meio ambiente resulta de um modelo de desenvolvimento que envolve a própria vida, caracterizado pela “cultura do descarte”.

Transformando o mundo com o olhar de Jesus

Preservar a felicidade e, sobretudo, a vida, exige atitudes no horizonte da ecologia integral, que contemple as dimensões sociais, políticas, econômicas, ambientais e espirituais – os discípulos de Jesus precisam compreender o mundo à luz do olhar de seu Mestre, conforme aponta o Papa Francisco na Laudato Si’. E Jesus expressa, em colóquio com seus discípulos, o olhar da ternura e o cuidado de seu Pai dedicado às criaturas, ressaltando a singularidade de cada uma delas. Por isso, ensina a importância de se exaltar a beleza que existe no mundo, convidando os discípulos ao cultivo fecundando desta atenção, admiração e carinho.

A harmonia de Jesus com a Criação sempre foi plena, valorizando as realidades deste mundo. Sua vida simples em Nazaré promove a santificação do trabalho, feita com as próprias mãos. O Mestre trilhou e aponta um caminho relevante – experiência para gestar sentimentos de pertencimento e de solidariedade capazes de suplantar todo tipo de mesquinhez e de indiferença. O olhar de Jesus traz preciosidades capazes de inspirar pensamentos diferentes, com o poder de construir uma política de diálogos – e não de divisões.

A espiritualidade cristã pode e precisa ajudar a construir um novo estilo de vida que seja contraponto ao paradigma tecnocrático. Uma espiritualidade fecunda de alcance ecológico para recuperar sensibilidades, constituindo um cenário mais saudável, mais humano. Nesta direção, afirma o Papa Francisco, consegue-se investir em sistemas menos predatórios e excludentes, caminho para resolver problemas concretos, alternativas às divisões que geram prejuízos para todos. O olhar de Jesus, assim, é capaz de ajudar o mundo a alcançar novas conquistas humanitárias, semeando iniciativas que promovam a inclusão, pela força própria e singular de uma ecologia espiritual.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

Bandeira

O post Ecologia espiritual, um olhar de fé para a crise ambiental apareceu primeiro em Formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *