No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Incêndios no Brasil devastam área maior que a Itália em 2024

Spread the love
Base de Incêndios Florestais no Oeste da Bahia, segue combatendo focos de incêndio que já duram três dias na Serra da Bandeira, em Barreiras (BA). O local que abriga vegetação de cerrado fica ao redor da área urbana da cidade, nas proximidades da BR-242
Foto: Guilherme Soares/ Canal Rural BA

O Brasil enfrentou um aumento alarmante de 79% nas áreas atingidas pelo fogo entre janeiro e dezembro de 2024, em comparação com o ano anterior. De acordo com o Monitor do Fogo do MapBiomas, 30,8 milhões de hectares foram consumidos, o equivalente a uma área maior que o território da Itália. Esse é o maior registro desde 2019.

Impactos Climáticos e Humanos

O aumento das queimadas foi impulsionado pelo El Niño, fenômeno climático que causa secas prolongadas, além da ação humana, como desmatamentos e queimadas ilegais. Segundo Ane Alencar, coordenadora do MapBiomas Fogo, os dados refletem uma crise ambiental grave que exige ações coordenadas e engajamento para conter os danos ambientais.

Biomas mais Atingidos

Amazônia: Foram 17,9 milhões de hectares queimados, o que representa 58% do total nacional. Cerca de 6,8 milhões de hectares eram de floresta, superando as áreas de pastagem atingidas. Felipe Martenexen, pesquisador do MapBiomas, reforça que o fogo na Amazônia é um elemento introduzido por ações humanas e não faz parte de sua dinâmica ecológica.

Cerrado: Registrou 9,7 milhões de hectares queimados, sendo 85% de vegetação nativa, principalmente formações savânicas. O aumento de 91% em relação a 2023 é o maior desde 2019. Vera Arruda, também pesquisadora do MapBiomas, alerta que, embora o Cerrado seja adaptado ao fogo natural, o aumento atual é intensificado por atividades humanas e mudanças climáticas.

Estados e outros Biomas

Os estados mais impactados foram Pará (7,3 milhões de hectares), Mato Grosso (6,8 milhões de hectares) e Tocantins (2,7 milhões de hectares).

  • Pantanal: 1,9 milhão de hectares queimados.
  • Mata Atlântica: 1 milhão de hectares.
  • Caatinga: 330 mil hectares.
  • Pampa: Apenas 3,4 mil hectares, a menor área desde 2019, atribuída ao excesso de chuvas causado pelo El Niño.

Urgência de Ações

O MapBiomas destaca a necessidade urgente de políticas públicas e ações globais coordenadas para mitigar os impactos das queimadas, especialmente nos biomas mais sensíveis, como a Amazônia e o Cerrado, que sofrem com o avanço de atividades humanas e as mudanças climáticas.

O post Incêndios no Brasil devastam área maior que a Itália em 2024 apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *