No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

1.247 agentes da segurança pública são capacitados para prevenir violência escolar

Spread the love

A proteção da comunidade escolar cearense está sendo reforçada com a capacitação de 1.247 agentes da segurança pública no Curso de Prevenção à Violência nas Escolas 2025, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE). A iniciativa, realizada por meio da Célula de Ensino a Distância (EAD), tem previsão de conclusão no dia 11 de março e visa preparar os profissionais para atuar de forma mais eficiente na prevenção e enfrentamento de conflitos no ambiente escolar.

O curso tem uma carga horária total de 50 horas/aula e abrange disciplinas fundamentais para a compreensão e atuação no cenário escolar, como O Ambiente Escolar; A Violência no Ambiente Escolar; O Papel do Profissional de Segurança Pública na Prevenção; Aspectos Legais e Éticos.

Entre os 1.247 profissionais capacitados, 858 são servidores estaduais, sendo 764 policiais militares; 49 policiais civis; 19 bombeiros militares; 19 servidores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS); cinco profissionais da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de servidores da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag). A capacitação também conta com a participação de um funcionário público federal.

Além dos servidores estaduais, a capacitação também inclui 388 guardas municipais de 30 municípios cearenses, que estão sendo treinados para atuar diretamente na segurança das escolas. Fortaleza concentra o maior número de profissionais inscritos, com 195 guardas municipais participando da formação.

O diretor-geral da Aesp/CE, delegado Leonardo Barreto, destaca que a capacitação reforça o compromisso da instituição com a qualificação dos profissionais de segurança pública, garantindo um ambiente escolar mais seguro e propício ao aprendizado. “A expectativa é que, com a formação, os agentes estejam ainda mais preparados para atuar preventivamente, garantindo a tranquilidade de alunos, professores e toda a comunidade escolar no Ceará”, afirma o gestor.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *