No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

2° dia da Novena de Natal: a humildade como caminho para Deus

Spread the love

A partir de agora, inicia-se a Novena de Natal, um tempo especial marcado pela feliz espera do nascimento de Jesus.

Ouça o segundo dia da Novena na íntegra:

 

Há muitos que gostam de, neste tempo, montar o presépio na sala de casa para lembrar que o Natal se aproxima. E que alegria! Mas a maioria se esquece de preparar o presépio do coração com gestos de bondade, arrependimento, conversão, perdão e amor para receber em sua alma o Senhor da vida. Demos início ao segundo dia da Novena de Natal.

Segundo dia

Senhor Deus, que prometeste a salvação ao Teu povo, ajuda-nos a confiar em Tuas promessas. Amém!

Palavra de Deus

Felipenses 2,4-15

Cada qual tenha em vista não os seus próprios interesses, e sim os dos outros.

Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus.

Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus,

mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.

E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

Por isso, Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes,

para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos.

E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.

Assim, meus caríssimos, vós que sempre fostes obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência.

Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar.

Fazei todas as coisas sem murmurações nem críticas, a fim de serdes irrepreensíveis e inocentes, filhos de Deus íntegros no meio de uma sociedade depravada e maliciosa, onde brilhais como luzeiros no mundo.

Palavra da salvação.
Glória a vós Senhor!

Reflexão e partilha da Palavra

A arma mais poderosa contra o demônio é a humildade, pois o diabo não a conhece, por isso ele não sabe como se defender dela. Há quase 2000 anos, homens inteligentes e instruídos ficaram escandalizados ao ouvir que os cristãos chamavam Jesus, um homem comum, nascido na Judeia, de filho de Deus. Parecia-lhes inaceitável que alguém pobre, simples e nascido por aqueles dias pudesse ser divino.

Nunca se ouvira falar de tamanho absurdo que Deus e o homem estivessem unidos numa só pessoa. Isso era novo, tão novo que São João Damasceno chamou de: “a única coisa nova debaixo do sol”. Aqueles estudiosos pagãos acreditavam que seria impossível que Deus se misturasse a um ser humano, por isso não podiam aceitar que o filho de Deus havia se encarnado.

Santo Agostinho passou pela mesma dificuldade que eles e contou o porquê. Assim diz Santo Agostinho: “Não sendo humilde, eu não compreendia a humildade de Deus”. Gente, a falta de humildade torna difícil acreditar no que Deus é capaz de fazer por amor. Para experimentarmos o amor de Deus e confiarmos que Ele cuida de nós, precisamos abandonar o orgulho e aceitar a Sua humildade.

A humildade como chave para a verdade

O Senhor disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai se não por mim”. Mas ao rejeitar Jesus como o único caminho para Deus, muitos se desviaram da verdade e caíram no ateísmo. Só tem um jeito de superar esse obstáculo: humildade. Jesus afirmou que as verdades divinas são reveladas aos humildes, não aos sábios. Sem humildade é impossível entender a encarnação.

Deus é humilde porque é amor. O amor nos torna dependentes de Deus, uma dependência que não nos rebaixa, ao contrário, uma dependência que nos torna felizes. A verdadeira humildade não é apenas ser pequeno ou se considerar pequeno, mas fazer-se pequeno por amor para elevar os outros.

Leia mais:
.: A prática da humildade na vida de Jesus

.: A importância da humildade na vida Cristã

.: O perigo da falsa humildade

.: Ser humilde é ser santo

E o único que pode nos levantar verdadeiramente em toda e qualquer situação é Deus. Assim diz o Salmo 113, 5-7: “Quem é como o Senhor, o nosso Deus, que reina em seu trono nas alturas, mas se abaixa para olhar o que acontece nos céus e na terra? Ele levanta do pó o necessitado e ergue do lixo o pobre”. Mas o Senhor colocou uma condição indispensável, que o coração deva primeiro esvaziar-se de si mesmo para poder ficar cheio de Deus.

A ação de Deus através da humildade

É Deus que nele habita, que nele trabalha e por meio da humildade nos liberta de nós mesmos. Então, não somos mais nós que agimos, e sim Deus que age por meio de nós; a partir daí, tudo fica bem. Lembre-se de que Deus pode o que ninguém mais pode, e para nos socorrer ele desce, coloca-se por baixo, humilha-se diariamente como fez ao nascer da Virgem Maria.

O Natal, minha gente, o Natal é a festa da humildade de Deus; e para entrar na festa, nós devemos nos fazer pequenos, aprender a tirar o chapéu, sabe? Aprender a baixar a cabeça como faziam muitos dos nossos pais ao entrar na igreja. Para você, é fácil ou difícil se humilhar e se colocar por baixo para levantar o outro?

Eis que uma grande luz resplandece na noite escura. Esperança homens e anjos cantam. Nasceu o Salvador.

Transcrito e adaptado pela equipe do Formação Canção Nova 
Reflexão: Márcio Mendes

O post 2° dia da Novena de Natal: a humildade como caminho para Deus apareceu primeiro em Formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *