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Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Centro de SP ainda tem moradores sem luz 48h após apagão

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Mais de 48 horas após um apagão atingir bairros do centro de São Paulo, moradores relatam que ainda estão sem energia na manhã desta quarta-feira (20). A Enel, concessionária responsável pelo abastecimento da cidade, diz que restabeleceu a luz para todos os moradores atingidos, mas que reparos na rede elétrica subterrânea causaram novos impactos.

Diversos bairros da região central — como Bela Vista, Santa Cecília, Liberdade, Higienópolis, Vila Buarque e Consolação — foram atingidos na manhã de segunda-feira (18) por um apagão. A interrupção no fornecimento de energia elétrica afetou inclusive o funcionamento de hospitais da área, como o Santa Isabel e a Santa Casa.

Na manhã desta quarta (20), a Enel disse que tinha restabelecido a energia para todos os afetados pelo apagão de segunda. Porém, moradores da região informaram que seguem ou com a energia funcionando de forma parcial ou sem luz nenhuma.

Em um prédio residencial da Rua Fortunato, na Vila Buarque, a energia foi interrompida na segunda de manhã e voltou no mesmo dia à noite, porém de forma muito fraca. Em conversa com a CNN, o aposentado Jairo Damaceno, de 66 anos, contou que os moradores passaram toda esta terça-feira (19) sem água, porque como a luz voltou numa fase fraca, a bomba de água não funciona.

Segundo outros relatos de moradores do mesmo prédio, a volta parcial da luz fez com que algumas pessoas tivessem que, por exemplo, levar a geladeira da cozinha para a sala, pois a energia só funciona em alguns comôdos. O uso de eletrodomésticos que demandam força elétrica maior, como máquina de lavar e chuveiro, estão impedidos.

“Nunca vi faltar luz três dias, é um colapso. Nós ficamos reféns”, afirmou o aposentado. Segundo o morador, outros prédios da mesma rua também enfrentam o problema.

Um morador da rua Bela Cinta, na Bela Vista, disse que foi afetado pelo apagão da segunda, mas a energia voltou no mesmo dia. Porém, na manhã desta quarta (20), a luz acabou completamente de novo. Segundo ele, em contato com a Enel, não foi informada uma previsão de retorno.

A CNN questionou a Enel diversas vezes sobre o número de pessoas que ainda estão sem energia, mas não houve retorno.

A empresa se limitou a dizer que normalizou ontem à noite o fornecimento de energia para todos os clientes que tiveram o serviço afetado na segunda-feira, e que a companhia segue trabalhando no local para atender alguns clientes que tiveram o fornecimento impactado ao longo do dia de ontem durante os trabalhos para reparo e reconfiguração da rede elétrica subterrânea que atende a região.

“A empresa está realizando os últimos testes e seguirá disponibilizando geradores para atender alguns clientes, enquanto finaliza os reparos associados a esse trabalho de reconfiguração da rede”, diz a nota.

A Enel também não sabe o que causou o apagão. Num primeiro momento, a empresa disse que o dano foi provocado por uma obra da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Porém, a Sabesp afirmou que mobilizou imediatamente equipes para o local, que não identificaram relação do trabalho da empresa com o ocorrido.

Após a informação da Sabesp, a Enel afirmou que o apagão ocorreu “em função de danos provocados por terceiros na sua rede subterrânea”.

A CNN questionou novamente a empresa sobre os relatos de moradores e aguarda retorno.

Em nota divulgada nesta terça, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que encaminhou um ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinando célere e rígida apuração dos fatos, “bem como responsabilização e punição rigorosa da concessionária, que tem de forma reiterada apresentado problemas na qualidade da prestação dos serviços.”

“A interrupção nesta segunda-feira, se soma a diversas outras falhas na prestação dos serviços de energia elétrica pela concessionária ENEL SP, que tem demonstrado incapacidade de prestação dos serviços de qualidade à população”, conclui a nota.

O Procon-SP também notificou a empresa para que “envie informações detalhadas sobre as diversas interrupções no fornecimento de energia elétrica em diversos pontos da capital paulista, desde a última sexta-feira (15).”

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