No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Síndrome de Down: escolas de Vitória participam de movimento de conscientização

Spread the love

O dia 21 de março foi escolhido para ser o Dia Internacional da Síndrome de Down. Pensando nisso e por acreditar na educação inclusiva e respeitosa, as unidades de ensino de Vitória, que contam com um total de 76 crianças e estudantes com Síndrome de Down matriculadas, realizaram atividades de conscientização e respeito às diferenças. Uma das ações de destaque foi uma campanha abraçada por muitas delas: propor às crianças e estudantes que fossem para a escola com meias trocadas, como forma de chamar atenção e curiosidade sobre o tema. Assim, as escolas ganharam um colorido especial nesta quinta-feira (21).

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, localizada em bairro República, além de uma palestra educativa da associação Vitória Down, as crianças abraçaram a causa e utilizaram meias coloridas e diversas, num belo movimento coletivo. No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubem Braga, localizado em Monte Belo, a equipe escolar também incentivou os pequenos a se juntarem a causa. A proposta foi muito bem recebida pela comunidade escolar, resultando em muito encantamento por parte das crianças.

A ação também foi realizada no Cmei Marlene Orlande Simonetti, em bairro República, e no Cmei Nelcy da Silva Braga, em São Cristóvão. Da mesma forma, a equipe do Cmei em Tempo Integral (Cmei TI) Rubens José Vervloet Gomes, em Jardim Camburi, propôs a campanha para a comunidade escolar.

No Cmei Laurentina Mendonça Correa, que fica em Consolação, tanto as crianças quanto as professoras foram encorajadas a usar meias coloridas e extravagantes para aumentar a conscientização sobre a Síndrome de Down, e celebrar a diversidade. A unidade de ensino realizou ainda apresentações, instalou murais temáticos e realizou um bate papo com a criançada sobre o tema.

De acordo com as pedagogas Adriana Rafaz e Gleidmara Soares, a campanha tem um impacto positivo para sensibilizar a comunidade escolar. “É um gesto simples, mas muito simbólico e visualmente atrativo. A proposta é voltar a atenção para o acolhimento das diferenças que nos cercam diariamente e nos integrar nessa diversidade”, afirmaram.

Saiba mais sobre a data

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a data de conscientização global celebra a vida das pessoas com a síndrome e garante que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. É oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

A campanha “Lots of Socks””, que significa “Muitas Meias”. é uma iniciativa global que ocorre anualmente no dia 21 de março para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Neste dia, as pessoas são encorajadas a usar meias coloridas e extravagantes para aumentar a conscientização sobre a síndrome de Down e celebrar a diversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *