Combate à fraude pela Caern recuperou mais de 1 bilhão de litros que eram desviados irregularmente

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Furto de água é crime e a Caern tem intensificado o combate às fraudes para garantir que o abastecimento ocorra de forma igualitária no Estado. As ações de combate aos gatos no RN resultaram na recuperação de volume suficiente para abastecer uma cidade como João Câmara por seis meses. Contabilizadas as irregularidades flagradas no primeiro semestre de 2024 chega-se ao total de 1,2 bilhão de litros que retornam para distribuição nos sistemas de abastecimento da Companhia.

Exemplo deste trabalho é o sistema adutor Jerônimo Rosado que vem tendo inspeções rotineiras de equipes próprias da Caern para combater os furtos. Já em Natal, nesta quinta-feira (1º de agosto) a equipe da Companhia identificou ligação irregular em estabelecimento na orla e aplicou multa de R$ 1,4 mil reais. As multas podem variar de acordo com o tamanho da irregularidade encontrada. De 2021 até o final de junho de 2024 foram realizadas mais de 13 mil fiscalizações em todo o Estado. A ida das equipes segue cronograma por regiões e ocorre em todas as faixas de consumo seja industrial, comercial ou residencial.

A fiscalização é uma atividade rotineira da Companhia, que possui também contrato com empresas terceirizadas para realização deste tipo de ação. “O maior prejuízo é a redução do abastecimento para os consumidores. Toda a produção é calculada com base nas ligações ativas, o furto de água gera um déficit e desequilíbrio no sistema de abastecimento”, explica o superintendente comercial da Caern Giordano Filgueira.

Todo o esforço da Companhia é para o melhor atendimento da população e evitar prejuízos para a sociedade. A aplicação de multas aos infratores recupera o prejuízo financeiro da Companhia, que por vezes, além do não pagamento regular das contas ainda provoca danos ao sistema de abastecimento como tubulações quebradas. Os tipos de irregularidades mais comuns são desvio de água através da própria tubulação não passando pelo hidrômetro e a ligação que é feita diretamente na rede sem oficializar pedido a Companhia.

Além do trabalho desenvolvido pela Caern, a população pode denunciar possíveis casos de fraude nos canais de atendimento da Companhia. Os canais são: teleatendimento 115, Agência Virtual www.caern.com.br, aplicativo Caern Mobile e presencialmente nos escritórios de atendimento.

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