Toyota Corolla GR-Sport 2024: A Elegância da Esportividade em um Sedã Prático

Spread the love

Avaliação do Toyota Corolla GR-Sport 2024: o felino ágil

Quando a necessidade chama…

A fórmula para criar um carro esportivo não é uma novidade. Basicamente, adicione um kit de spoilers ou para-choques mais dinâmicos, aplique alguns adesivos, faça algumas alterações no interior e, no máximo, realize pequenos ajustes na suspensão e na transmissão. Se houver uma versão verdadeiramente esportiva disponível, isso é ainda mais vantajoso, pois permite aproveitar elementos dessa versão e aumentar o apelo para os potenciais compradores.

O Toyota Corolla já teve uma versão semelhante anteriormente. Agora, na configuração Corolla GR-Sport, ele incorpora alguns elementos do GR Corolla, mantendo, no entanto, a praticidade e funcionalidade do sedã médio. Seu design é mais moderno e a suspensão foi ajustada para ser mais rígida, complementando o motor 2.0 aspirado e a transmissão CVT. Essa versão se posiciona na faixa intermediária em termos de preço e equipamentos.

Quem não tem um cachorro…

Nem todos têm a possibilidade de ter um carro esportivo, seja por conta do custo ou da praticidade. Nessa situação, um modelo esportivado pode ao menos atender parcialmente a essa vontade, e no caso do Corolla GR-Sport, é evidente que a suspensão foi ajustada. Com a influência da engenharia da Gazoo Racing, a divisão de competições da Toyota, as molas e amortecedores são mais firmes, assim como as barras estabilizadoras e alguns pontos adicionais de reforço na estrutura do veículo.

Esteticamente, o veículo apresenta um para-choque frontal exclusivo, que conta com uma grade ampliada e elementos adicionais. As laterais e a parte traseira são equipadas com spoilers, criando a impressão de um carro mais rebaixado. As rodas de 17 polegadas possuem acabamento em preto com detalhes em estilo diamantado, e a pintura preta do teto se destaca quando a carroceria é escolhida nas cores branca ou vermelha. Uma nova adição para a linha 2024 é o teto-solar.

Internamente, o interior é predominantemente preto, com costuras vermelhas, e os bancos são revestidos em suede e couro. No console central, uma placa numerada confere um toque de exclusividade, mesmo que não se trate de uma edição limitada do Corolla. O painel de instrumentos, que possui uma tela de 12,3″, apresenta as mesmas configurações das outras versões, incluindo a mais esportiva, que se alinha ao conceito do sedã.

Além da sutil modificação na suspensão, não ocorreram outras mudanças mecânicas. O motor continua sendo o 2.0 aspirado, com potências de 169/175 cv e torque de 21,4/20,8 kgfm, acoplado a uma transmissão CVT que, com a primeira marcha física, simula mais nove marchas. Há aproximadamente um ano, o sedã passou por uma reestilização, na qual foi adicionado um filtro de partículas e houve uma redução na potência para atender às normas de emissões e consumo.

Embora tenha suas particularidades, o Corolla GR-Sport apresenta uma suspensão modificada. Ela é mais rígida e transmite melhor as imperfeições da pista, mas não se torna desconfortável – especialmente para quem já experimentou um Corolla convencional. O veículo realmente se inclina menos nas curvas e a direção é mais ágil, mas ainda não podemos classificá-lo como um carro esportivo.

No uso cotidiano, a primeira marcha mecânica assegura que o veículo tenha um arranque eficiente, sem depender de um CVT. Ao ativar a parte variável da transmissão, ocorre um pequeno solavanco, mas a aceleração se torna suave a partir desse ponto. Apesar de ser um motor aspirado, oferece uma quantidade satisfatória de torque em baixas rotações, e quando o acelerador é pressionado totalmente, realmente entrega toda a potência, com uma preferência pelas rotações mais altas. É um motor de alta rotação, mas quando se acelera ao máximo, o som e a vibração se tornam bastante perceptíveis.

Os dados dos testes comprovam a eficiência do veículo. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,5 segundos, e a recuperação de velocidade de 80 a 120 km/h ocorre em 5,9 segundos, superando os 6,7 segundos necessários para ir de 40 a 100 km/h. Em termos de consumo, os 9,7 km/litro na cidade são satisfatórios para um motor 2.0 aspirado, enquanto na estrada ele impressiona, alcançando 16,8 km/litro. Isso demonstra que não é preciso optar por um híbrido para obter uma boa autonomia.

A qualidade do acabamento é satisfatória e, nesta versão, apresenta detalhes distintos. O espaço interno é adequado para um sedã de porte médio, com um entre-eixos de 2.700 mm, e o porta-malas oferece uma capacidade de 470 litros. Embora não possua a versatilidade de um SUV, ainda assim oferece uma boa capacidade. Vale lembrar que se trata de um sedã médio, um segmento que atualmente não conta com tantos fãs.

Vale a pena investir R$ 183.790?

O Corolla GR-Sport, que ocupa uma posição intermediária na gama, vem equipado com um conjunto completo de assistências, incluindo piloto automático adaptativo, assistente de permanência na faixa, alerta de ponto cego e sistema de alerta de colisão com frenagem automática. Além disso, possui teto solar, faróis e lanternas de LEDs, chave presencial com partida por botão, 7 airbags e ar-condicionado automático, embora este último tenha apenas uma zona de controle. Seu preço é um pouco inferior ao do Altis Premium 2.0, que oferece mais equipamentos, mas não conta com o pacote visual exclusivo do GR-Sport.

Para aqueles que buscam um visual distinto, essa é uma alternativa interessante. No catálogo, a proposta é substituir os itens adicionais do Altis Premium pelo pacote assinado pela Gazoo Racing. Embora essa abordagem não seja novidade, ela continua sendo atrativa e se encaixa bem no Corolla, mesmo que o modelo não seja amplamente reconhecido por sua esportividade.

Confira também

Toyota Corolla GR-Sport 2.0

Fazendo

Descubra um automóvel

ARTIGOS RECENTES

ARTIGOS RECENTES

Acerca deste artigo

Toyota Corolla GR-Sport 2024: A Elegância da Esportividade em um Sedã Prático apareceu primeiro em CARROS.BLOG.BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *