São Paulo intensifica ações contra incêndios e alerta para riscos climáticos

Spread the love
A Defesa Civil do Estado liderou o dia D de mobilização em municípios nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Araçatuba e Presidente Prudente. (Foto: Governo de SP)

No sábado (31), o governo de São Paulo mobilizou diversas frentes para combater os focos de incêndio que afetam cinco municípios do interior do estado. A Defesa Civil do estado liderou o “Dia D” de mobilização nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Barretos, Araçatuba e Presidente Prudente. As cidades de Morro Agudo, Pedregulho, Altinópolis, Franca e Fernandópolis apresentaram focos ativos de fogo.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Agentes da Defesa Civil, bombeiros, brigadistas voluntários e equipes de grupos privados estão trabalhando para controlar as chamas, utilizando veículos e uma aeronave para combate. Além disso, equipes da Defesa Civil estão atuando em locais de grande circulação, regiões rurais e praças de pedágio, distribuindo materiais informativos para conscientizar a população sobre a prevenção de incêndios.

O governo estadual também reforçou a importância de denúncias de incêndios criminosos, disponibilizando os números de telefone 181 e 190 para esse fim.

Monitoramento de rodovias e alerta de risco

Para garantir a segurança nas estradas, as concessionárias que administram mais de 11 mil km de rodovias em São Paulo estão utilizando tecnologia avançada para monitorar focos de incêndio, em colaboração com a Agência de Transporte do Estado (Artesp). Com mais de 3.300 câmeras de circuito fechado, as equipes conseguem detectar focos de fogo e acidentes, garantindo uma resposta rápida e eficaz.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil emitiu um alerta para o risco elevado de incêndios em quase todo o estado nos próximos dias, devido ao aumento das temperaturas e à queda da umidade relativa do ar. As regiões mais críticas, como Andradina, Araçatuba, Bauru e Jaú, devem registrar temperaturas de até 35°C e umidade abaixo de 20%, aumentando o risco de queimadas.

Outras áreas, como Presidente Prudente, Assis, Marília, Ourinhos, Jales, Votuporanga, Ribeirão Preto e Barretos, também estão em alerta, com previsões de temperaturas elevadas e umidade crítica.

Recomendações de segurança

Diante do cenário, o governo de São Paulo mantém um gabinete de crise ativo para monitorar a situação e recomenda à população medidas preventivas, como evitar a queima de vegetação seca, não jogar bitucas de cigarro em áreas vulneráveis, não usar fogo para limpeza de áreas rurais e não soltar balões. Além disso, recomenda-se evitar atividades físicas intensas entre 10h e 16h, manter-se hidratado e umidificar o ambiente.

Com as condições climáticas adversas e o aumento do risco de incêndios, as autoridades estaduais pedem que todos estejam atentos e colaborem para evitar novos focos de fogo e proteger a segurança da população e do meio ambiente.

O post São Paulo intensifica ações contra incêndios e alerta para riscos climáticos apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *