Quadras 705 e 706 Norte serão reformadas com mais acessibilidade

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Medida foi aprovada pela Seduh e prevê calçadas amplas e praças renovadas, com a recuperação de espaços degradados

Calçadas amplas, rotas acessíveis e praças renovadas. Essas e outras reformas estão previstas para as quadras 705 e 706 do Setor Comercial Local Residencial Norte (SCLRN), no Plano Piloto. A iniciativa foi aprovada pela Portaria n° 85, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF), e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (18).

A reforma visa garantir mais acessibilidade nas 705 e 706 Norte, além da recuperação dos espaços degradados na avenida. Serão construídas, nas duas quadras, 10.382,6 m² de calçadas acessíveis, com a recuperação de 1.994,73 m² de áreas verdes e o plantio de 20 árvores.

“A ideia é dar uma cara nova à W3 Norte, assim como foi feito com a W3 Sul, com foco na acessibilidade e recuperando as áreas de convívio, as rotas de pedestres e restabelecendo os espaços públicos degradados, como as praças”

Vitor Recondo, subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh

No projeto de sistema viário, também é prevista a reorganização das áreas de estacionamentos públicos que atualmente prejudicam a acessibilidade. Esses locais terão demarcação mais eficiente e serão interligados com os bolsões de estacionamento. Somadas, as quadras 705 e 706 terão 389 vagas para veículos, 39 para motos e 82 para bicicletas.

A iniciativa inclui a criação de espaços compartilhados entre pedestres e ciclistas, sinalização tátil a partir das paradas de ônibus e em todos os blocos comerciais, além de praças com mais arborização e mobiliário urbano. Também é planejada a construção de calçadões ligando as paradas de ônibus da W3 às quadras residenciais, facilitando o acesso de quem passa pelo local.

Além disso, são planejadas travessias e plataformas elevadas para facilitar o percurso de pedestres e ciclistas que circulam diariamente entre as quadras, com a reconfiguração da via interna entre os blocos comerciais — conhecida como W3 e meia — como área sinalizada e compartilhada entre carros e pedestres, com velocidade máxima de 30 km/h, chamada de Zona 30. O objetivo é tornar a circulação mais segura para todos os transeuntes e veículos.

Está prevista a criação de espaços compartilhados entre pedestres e ciclistas, sinalização tátil a partir das paradas de ônibus e em todos os blocos comerciais, além de praças com mais arborização e mobiliário urbano

“A ideia é dar uma cara nova à W3 Norte, assim como foi feito com a W3 Sul, com foco na acessibilidade e recuperando as áreas de convívio, as rotas de pedestres e restabelecendo os espaços públicos degradados, como as praças”, destacou o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.

Modelo

A iniciativa segue as mesmas diretrizes do projeto para as quadras 707 e 708 do SCLRN, aprovado em janeiro e utilizado como modelo para a reforma em toda a W3 Norte, sendo replicado nas demais quadras da avenida e adequando-se às peculiaridades de cada área.

Em junho, foi aprovada a reforma das quadras 702, 703, 704, 715 e 716. Em julho, foi a vez das quadras 709 e 710. Na semana passada, das 713 e 714. O subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura ressaltou que a W3 Norte foi dividida em sete trechos, que estão sendo aprovados separadamente.

“Com as 705 e 706 agora, alcançamos o sexto trecho aprovado, faltando apenas as quadras 711 e 712 para finalizar toda a W3 Norte. Com isso, será possível revitalizar essa que é uma das avenidas mais importantes de Brasília”, afirmou Vitor Recondo.

Depois da publicação da portaria, o processo é encaminhado à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) para a elaboração dos projetos executivos e complementares, que possibilitarão a execução das obras.

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