31% dos potiguares se dizem de direita, e 35% não são de nenhum espectro político

Spread the love
Uma pesquisa sobre o panorama político nacional revelou que 31% dos potiguares com posicionamento político definido se declaram de direita. Realizada pelo DataSenado em parceria com a Nexus entre os dias 5 e 28 de junho em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, o levantamento apontou que 18% dos potiguares se declaram de esquerda, enquanto outros 11%, de centro.

A pesquisa revelou ainda um alto percentual de potiguares que se declararam não seguir nenhum dos três espectros políticos: 35% afirmaram isso. E outros 5% não souberam responder ou preferiram não dizer se são de direita, de esquerda ou de centro.

Os percentuais registrados pelo levantamento DataSenado e Nexus no Rio Grande do Norte são próximos às médias nacionais registradas em cada espectro. Conforme a pesquisa, 29% dos brasileiros se disseram de direita, 15% de esquerda e 11% de centro.

Outros 40% informaram que não se enquadravam em nenhum espectro políticos. Já 6% não souberam ou não quiseram responder. Para a pesquisa, foram ouvidas 21.808 pessoas em todo o Brasil.

Entre os estados que se disseram com mais eleitores de direita estão Rondônia, com 41%; Santa Catarina, com 37%; Paraná e Mato Grosso, com 36% cada um. Já os estados em que há maior percentual de eleitores de esquerda são, também pela ordem, Pernambuco (18%), Rio Grande do Norte (18%) e Ceará, com 17%.

Em entrevista ao Diário do Poder nesta quinta-feira 26, a analista de opinião pública do DataSenado, Elga Lopes, afirmou que esses números mostram que a maior parte dos eleitores está menos interessada em ideologia política e mais atenta aos problemas de sua cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *