CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Caciques da política local são candidatos a prefeito de Curitiba (PR) nas eleições municipais de 2024. Entre eles estão Eduardo Pimentel (PSD), atual vice-prefeito, e Luciano Ducci (PSB), ex-prefeito da capital paranaense, ambos em busca de chegar à Prefeitura curitibana.
Além de Pimentel e Ducci, outros oito candidatos disputam a Prefeitura de Curitiba. Os eleitores curitibanos também poderá votar em: Cristina Graeml (PMB), Felipe Bombardelli (PCO), Luizão Goulart (Solidariedade), Maria Victoria Barros (Progressistas), Ney Leprevost (União Brasil), Professora Andrea Caldas (PSol), Roberto Requião (Mobiliza) e Samuel de Mattos (PSTU).
Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno
Também despontavam na disputa eleitoral nomes à esquerda do espectro político, como Carol Dartora (PT) e Zeca Dirceu (PT), mas ambos desistiram de ser candidatos à Prefeitura de Curitiba.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as datas do pleito são 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno).
Lista de candidatos à prefeitura de Curitiba em 2024
Cristina Graeml (PMB)
Eduardo Pimentel (PSD)
Felipe Bombardelli (PCO)
Luciano Ducci (PSB)
Luizão Goulart (Solidariedade)
Maria Victoria Barros (Progressistas)
Ney Leprevost (União Brasil)
Professora Andrea Caldas (PSol)
Roberto Requião (Mobiliza)
Samuel de Mattos (PSTU)
Quem são os candidatos a prefeito de Curitiba nas eleições municipais 2024
Cristina Graeml (PMB)
Natural de Curitiba, Cristina Graeml, 55 anos, tem formação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Comunicação Social, Cristina Graeml é jornalista e comentarista política. Ela foi articulista de opinião da Gazeta do Povo, repórter de televisão no Jornal Nacional e na RPC (afiliada TV Globo-Curitiba). Neste ano, Cristina Graeml é candidata à Prefeitura de Curitiba pelo Partido Por Mais Brasil (PMB) e concorrerá às eleições pela primeira vez, tendo como vice em sua chapa o Dr. Jairo Filho, também do PMB.
Eduardo Pimentel (PSD)
Eduardo Pimentel, 40 anos, é o atual vice-prefeito de Curitiba, cargo que acumula com o de secretário das Cidades. Em 2016, chegou à vice-prefeitura na chapa com Rafael Greca (PMN), e repetiu a parceria no pleito de 2020. Antes, foi eleito suplente de deputado estadual em 2010 pelo PSDB. O empresário é natural da capital paranaense e se formou em Administração. Neto do ex-governador Paulo Pimentel. ele tem o apoio do atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), para ser candidato à Prefeitura de Curitiba. Como candidato a seu vice-prefeito, tem o nome de Paulo Martins (PL).
Felipe Bombardelli (PCO)
Natural de Toledo (PR), Felipe Bombardelli, 34 anos, é pesquisador formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao se lançar candidato a prefeito de Curitiba, Bombardelli concorrerá pela primeira vez a um cargo político. Para integrar a chapa ele terá o agente postal Paulo Costycha (PCO) como candidato a vice.
Luciano Ducci (PSB)
Luciano Ducci, 69 anos, é natural da capital paranaense, onde trabalhou como pediatra antes de ingressar na política. Além de Medicina, ele também estudou Administração Pública. Com esse histórico, foi secretário municipal de Saúde entre 1998 e 2002. Nas eleições de 2010, foi eleito prefeito de Curitiba. Em 2014, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde exerceu outros três mandatos. Ao JOTA, Luciano Ducci confirmou que seria candidato à Prefeitura de Curitiba e afirmou estar buscando o apoio do PT e do PDT. Em sua chapa, Goura Nataraj (PDT) concorre ao pleito como vice.
Luizão Goulart (Solidariedade)
Luiz Goularte Alves, 62 anos, é presidente estadual do Solidariedade. Goulart é natural de Jandaia do Sul (PR), onde trabalhou na lavoura e depois como mecânico. Na sequência, estudou Filosofia e iniciou uma carreira como professor. Nos anos 2000, Goulart foi eleito vereador em Pinhais (PR) pelo PT. Oito anos depois, venceu a disputa pela prefeitura do município, que comandou por dois mandatos. No pleito de 2018, foi eleito deputado federal. Contudo, não se reelegeu em 2022. Agora Luizão Goulart é candidato a prefeito de Curitiba e tem Tiago Chico (Solidariedade) como candidato a vice.
Maria Victoria Barros (Progressistas)
Maria Victoria Barros, 32 anos, é natural de Maringá. Formada em Turismo, com pós-graduação em Gestão Pública e MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É filha do ex-ministro da Saúde e deputado federal, Ricardo Barros. Maria Victoria está em seu terceiro mandato como vereadora na Assembleia Legislativa do Paraná. Em outubro de 2023, o partido anunciou a pré-candidatura de Maria Victoria à prefeitura da capital. Agora, concorrerá como candidata à Prefeitura de Curitiba tendo Walter Petruzziello (Progressistas) como vice.
Ney Leprevost (União Brasil)
Ney Leprevost, 51 anos, é formado em Administração, mas atuou como apresentador de programas de rádio e TV. Nascido em Curitiba, ingressou na política partidária em 2004, aos 22 anos, quando foi eleito o mais jovem vereador da cidade. Depois, foi deputado estadual por três vezes, entre 2006 e 2018. No pleito seguinte, Leprevost se elegeu deputado federal, mas pediu licença do cargo para assumir a secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, no governo de Ratinho Junior. Leprevost retornou à Câmara dos Deputados em 2020. Nas últimas eleições, conquistou a vaga de deputado estadual. Em abril de 2024, Ney Leprevost anunciou que seria candidato a prefeito de Curitiba. Em sua chapa, terá Rosângela Moro (União Brasil) como sua candidata a vice.
Professora Andrea Caldas (PSol)
Andrea do Rocio Caldas, 55 anos, é natural da capital paranaense e professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também foi presidente do Fórum de Diretores das Faculdades de Educação das Universidades Públicas (Forumdir). Caldas ainda exerceu o cargo de conselheira no Conselho Municipal de Educação de Curitiba. Em 2022, foi candidata a deputada federal, mas não se elegeu. Nas eleições municipais de 2024, Professora Andrea Caldas é candidata à Prefeitura de Curitiba ao lado de Leticia Faria (PSol), como vice.
Roberto Requião (Mobiliza)
Formado em Jornalismo e Direito, Roberto Requião, 83 anos, foi governador do Paraná (PR) por três mandatos. Foi deputado estadual, prefeito de Curitiba (PR) e senador por dois mandatos. Em 2018, tentou a reeleição ao cargo de senador, porém não conseguiu votos suficientes. Foi filiado ao MDB (antigo PMDB) por 40 anos, mas deixou o partido em 2021. Em março de 2022, ingressou no PT e concorreu, sem sucesso, ao governo do Paraná. Em março de 2024, Requião migrou para o Mobiliza e anunciou que será candidato a prefeito de Curitiba. Nas eleições municipais de 2024, concorrerá com Marcelo Henrique (Mobilização Nacional) como candidato a vice.
Samuel de Mattos (PSTU)
Natural de Turvo (SC), Samuel de Mattos, 36 anos, é formado em Matemática e trabalha atualmente como agente postal dos Correios. Além disso, é ativista de movimentos sociais e militante sindical. Concorreu nas últimas eleições municipais de 2020 ao cargo de vice-prefeito e agora é candidato à Prefeitura de Curitiba como cabeça de chapa nas eleições municipais de 2024. Como vice, conta com Leo Martinez (PSTU) para compor a chapa.