Tião Bocalom, do PL, é reeleito prefeito de Rio Branco

Spread the love

O atual prefeito do Rio Branco (AC), Tião Bocalom (PL), está matematicamente reeleito ao cargo com 54,71% dos votos válidos. Seu principal adversário na disputa eleitoral, Marcus Alexandre (MDB), conquistou 34,76% dos votos. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por volta das 18h50. Acompanhe a cobertura ao vivo do resultado das eleições 2024 no JOTA.

Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno

As pesquisas eleitorais divulgadas às vésperas das Eleições Municipais de 2024 já demonstravam que este era o cenário que se desenhava na capital acreana, com o favoritismo de Bocalom. 

Com 94,11% das urnas apuradas até o momento, os candidatos Emerson Jarude (Novo) e Jenilton Leite (PSB) obtiveram 7,26% e 3,27% dos votos válidos, respectivamente.

A reeleição de Tião Bocalom não surpreende, visto que a pesquisa Quaest divulgada em 16 de setembro apontou a gestão do atual prefeito como positiva para cerca de 45% da população, enquanto 18% dos entrevistados avaliou como negativa.

Outro ponto que contribuiu para a reeleição de Bocalom foi o apoio maciço do Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, do atual governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), do senador Marcio Bittar (União Brasil) e do deputado federal Nikolas Ferreira, também do PL. Todos gravaram vídeos e participaram ativamente do dia a dia do candidato.

Na corrida pelo pleito, a campanha do atual prefeito focou em apontar as ações de sua gestão durante o alagamento na capital acreana, bem como outras iniciativas da prefeitura local, como obras na Praça do Judia, recuperação de ramais nas zonas rurais e redução e estabilidade no preço da passagem de ônibus.

Quem é Tião Bocalom?

Tião Bocalom, 70 anos, está em seu primeiro mandato de prefeito. Começou a carreira política no Paraná, onde nasceu, e é professor de matemática. Tião Bocalom já foi prefeito de Acrelândia, cidade do interior do Acre, e neste ano será candidato à reeleição como prefeito de Rio Branco.

No fim de março, migrou do partido pelo qual foi eleito, o Progressistas, para o PL, para ser candidato à reeleição como prefeito de Rio Branco. Isso porque o seu partido, por meio do governador Gladson Cameli, havia anunciado ainda em 2023 apoio ao secretário de Governo, Alysson Bestene, como candidato à prefeitura. No entanto, o partido desistiu e Bestene foi anunciado como candidato a vice na chapa de Bocalom.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *