Palmas: Janad Valcari e Siqueira Campos vão disputar 2º turno

Spread the love

Janad Valcari (PL) e Eduardo Siqueira Campos (Podemos) vão disputar o segundo turno pela prefeitura de Palmas (TO). Valcari conquistou 39,22,% dos votos neste domingo (6/10), enquanto Siqueira Campos conseguiu 32,3% dos eleitores. É a primeira vez que Palmas vai ter um segundo turno – antes, a cidade era a única capital do país que não atingia a quantidade mínima de 200 mil eleitores registrados. Acompanhe a cobertura ao vivo do resultado das eleições 2024 no JOTA.

Acompanhe a cobertura das Eleições na newsletter Últimas Notícias e receba a edição especial com análise exclusiva do primeiro turno

Na última pesquisa de intenção de voto, divulgada pela Futura Inteligência na última quarta-feira (2/10), Valcari, que atualmente é deputada estadual, apareceu liderando com 53,5% das intenções de voto, enquanto Siqueira Campos, ex-prefeito de Palmas, tinha 21,6%. Em pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas na semana anterior, no entanto, Valcari aparecia com menos vantagem, com 44,7%, e Siqueira Campos tinha 27,7% das intenções.

Janad Valcari, conhecida também por ser ex-sócia da banda Barões da Pisadinha, recebeu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela também recebeu apoio de outros membros da antiga gestão federal, como da ex-ministra da Agricultura e atual senadora Tereza Cristina (PP-MS). Na última semana, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) também endossou a candidatura.

Já Eduardo Siqueira Campos é parte de família tradicional na política do estado – seu pai, José Wilson Siqueira Campos, foi o primeiro governador do Tocantins. Além de prefeito da capital entre 1993 e 1997, Eduardo também foi deputado federal e senador pelo estado. Atualmente está no segundo mandato como deputado estadual. 

Em terceiro lugar no primeiro turno ficou Professor Júnior Geo (PSDB), com 28,11% dos votos – ele teve o apoio da atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB) que, reeleita em 2020, não podia mais disputar o pleito. Em seguida, Lúcia Viana (PSOL) arrematou 0,37% dos eleitores.

O segundo turno está marcado para 27 de outubro. Segundo projeção da última pesquisa da Futura Inteligência, o cenário para o embate é Janad Valcari com 55,4% dos votos, e Eduardo Siqueira Campos com 36%. Já na pesquisa Paraná Pesquisas.

Campanha

A campanha pela prefeitura da capital brasileira mais jovem foi marcada por disputas na Justiça. A campanha de Siqueira Campos entrou com um pedido na Justiça Eleitoral para que a chapa de Valcari fosse cassada. Segundo a acusação, a candidata do PL teria organizado eventos para o Dia das Mães, ainda durante a pré-campanha, nos quais distribuiu eletrodomésticos e bicicletas como doações, e utilizado a ocasião para coletar informações dos presentes, o que foi apontado como uma tentativa velada de compra de apoio e votos.

Siqueira Campos também procurou a Polícia Federal para acusar o ex-marido da deputada estadual de oferecer dinheiro a candidatos a vereador do Podemos para que desistissem de suas campanhas ou mudassem para o PL. Além disso, Janed Valcari também é investigada pelo Ministério Público de Tocantins por supostamente utilizar shows do Barões da Pisadinha para “enriquecimento ilícito”, por meio de atos de improbidade administrativa. 

Em resposta às acusações, a candidata disse que os adversários queriam minar sua campanha por um “jogo sujo”. Ela também foi à Justiça contra os oponentes, e teve decisões favoráveis em que conseguiu a supensão de um vídeo patrocinado pela campanha de Júnior Geo, que mencionava a investigação do Ministério Público e dizia que ela “nunca foi exemplo pra ninguém”. A decisão judicial considerou que o vídeo poderia ser considerado ofensivo à honra e à imagem de Valcari, ultrapassando os limites da liberdade de expressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *