Rainha da Dinamarca visita Embrapa Cerrados e conhece tecnologias sustentáveis da produção agrícola

Spread the love
Foto: Mapa

Na última semana, a rainha consorte da Dinamarca, Mary Donaldson, acompanhada pelo ministro dinamarquês do Clima, Energia e Serviços Públicos, Lars Aagaard, visitou a Embrapa Cerrados para conhecer tecnologias sustentáveis aplicadas à produção agrícola brasileira. A visita reforçou a parceria histórica entre Brasil e Dinamarca na promoção de práticas agrícolas sustentáveis.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Tecnologias em destaque

Durante a visita, a rainha conheceu a Vitrine de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), que apresenta diversas culturas, como milho, sorgo, trigo, girassol, capim braquiária e eucalipto. A ILPF permite que o Brasil duplique sua produção de grãos e carne sem a necessidade de desmatar novas áreas, combinando diversas colheitas em uma única safra, incluindo pastagem, frutas e madeira. “A rainha pôde ver uma modalidade muito sustentável, adotada em várias partes do Brasil graças ao trabalho exemplar da Embrapa”, afirmou Luiz Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais, que representou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

Além da ILPF, a tecnologia Bioanálise de Solo (BioAS) foi apresentada aos visitantes. Essa prática, que promove a saúde do solo, resulta em maior produtividade e reduz a necessidade de insumos químicos. O uso de métodos sustentáveis, como culturas de cobertura e manejo do solo, contribui para a preservação dos recursos naturais a longo prazo.

Cooperação Brasil-Dinamarca

A visita da rainha destacou o compromisso entre os dois países em relação à sustentabilidade agrícola. Em agosto, o Brasil e a Dinamarca assinaram um Memorando de Entendimento para estimular o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. Em 2023, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Dinamarca totalizaram US$ 366 milhões, com a soja representando 83% do total.

Atividades simbólicas

Durante o evento, a rainha Mary Donaldson plantou uma muda de ipê-amarelo, árvore típica do Cerrado, simbolizando os interesses comuns entre Brasil e Dinamarca em prol da agricultura sustentável e da preservação da biodiversidade.

Benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Os sistemas integrados no Brasil cobrem atualmente mais de 17 milhões de hectares, uma área comparável aos territórios de Portugal e Suíça juntos. A ILPF traz benefícios comprovados, como o aumento significativo do sequestro de carbono e a melhoria da produção animal. Estudos mostram que uma pastagem com baixa produtividade sequestra 182 quilos de carbono, enquanto áreas que adotam a ILPF sequestram 1.273 quilos do gás – sete vezes mais. Além disso, a implantação da ILPF em apenas 15% da área de uma propriedade rural pode neutralizar toda a emissão de carbono da fazenda.

O post Rainha da Dinamarca visita Embrapa Cerrados e conhece tecnologias sustentáveis da produção agrícola apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *