Segundo turno em Cuiabá – Abílio x Lúdio Cabral – Propostas e perfis dos candidatos

Spread the love

A disputa do segundo turno em Cuiabá (MT) nas eleições para prefeito em 2024 será marcada pela polarização nacional, em um embate do PL, de Jair Bolsonaro, contra o PT, do presidente Lula. Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) se enfrentarão no segundo turno dessas eleições, em 27 de outubro. O candidato bolsonarista teve 39,61% dos votos no primeiro turno, enquanto o petista foi escolhido por 28,31% do eleitorado.

O cenário na capital mato-grossense era uma incógnita até as últimas pesquisas eleitorais. O candidato a prefeito de Cuiabá Eduardo Botelho (União Brasil) aparecia empatado com Brunini e Cabral e tinha chances de ir para o segundo turno. A campanha de Botelho foi apadrinhada pelo governador Mauro Mendes (União). Botelho, entretanto, ficou em terceiro lugar com 27,7% dos votos.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu

Se eleito, o candidato a prefeito de Cuiabá Abílio Brunini quer criar o programa Vilas de Saúde para descentralizar os serviços do setor na capital, pretende também construir cerca de 10 mil novas habitações e implementar a iniciativa Cartão Moradia, além de realizar ações para garantir segurança nas escolas. Leia as propostas de Abílio.

Já o candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral quer ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família, construir cerca de 20 mil novas habitações por meio do Minha Casa Minha Vida e implementar um plano de enfrentamento às mudanças climáticas. Leia as propostas de Lúdio.

Quem são os candidatos que disputam o segundo turno em Cuiabá (MT) nas eleições municipais de 2024

Abílio Brunini (PL)

Abílio Brunini, 40 anos, nasceu em Cuiabá (MT). Graduado em Arquitetura, trabalhou como arquiteto e designer. Em 2016, se lançou a vereador da capital mato-grossense e conquistou a vaga pelo PSC. Em 2022, foi o segundo mais votado do estado para deputado federal, com 87 mil votos, atrás apenas de Fábio Garcia (União). No primeiro turno destas eleições, teve 39,61% dos votos (126.944 votos). Agora disputará o segundo turno das eleições 2024 para prefeito de Cuiabá contra Lúdio Cabral. Sua vice é a Coronel Vânia (Novo).

Lúdio Cabral (PT)

Lúdio Cabral, 53 anos, é natural de Rio Verde (GO), mas ainda criança se mudou com a família para Cáceres (MT). Em 1996, se formou em Medicina, período em que se engajou no movimento estudantil. Após formado, trabalhou como médico sanitarista. Em 2004, foi eleito vereador por Cuiabá, e reeleito em 2008. Disputou a prefeitura e o governo nas eleições seguintes, mas foi derrotado. Em 2018, chegou à Assembleia Legislativa, e agora está no segundo mandato como deputado estadual. No primeiro turno destas eleições, teve 28,31% dos votos (90.719 votos). Agora disputará o segundo turno das eleições 2024 para prefeito de Cuiabá contra Abílio Brunini. Tem em sua chapa Rafaela Fávaro, do PSD, como candidata a vice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *