Mercado de trabalho: com as festas de fim de ano, mês de novembro deve ampliar vagas de emprego para comércio

Spread the love

Para aqueles que buscam uma oportunidade para trabalhar no comércio, esta é a hora de procurar a sua vaga. Isto porque, segundo os dados do saldo de empregos formais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), mais de 60% dos vínculos gerados pelo comércio ocorreram entre os meses de setembro a dezembro.

Neste contexto, novembro é o mês com mais oportunidades. Em 2022, o período concentrou mais de 40% do saldo de novos empregos formais do ano no setor de comércio. Em 2023, o volume chegou a 24%, um comportamento que deve se repetir em 2024.

O período se destaca especialmente pela contratação de mão de obra temporária para o atendimento da demanda de fim de ano, quando as vendas de Natal aquecem a economia e movimentam as compras. Vale lembrar que, ainda segundo os dados do Novo CAGED, o comércio foi como o segundo maior gerador de postos de trabalho no Ceará nos anos de 2022 e 2023 (atrás somente do setor de serviços).

Oportunidade

Para o secretário do Trabalho em exercício, Renan Ridley, o trabalhador que pretende alcançar esta oportunidade precisa estar atento ao perfil solicitado pelo segmento. “Gostar de trabalhar com o público, capacidade de trabalhar com metas e saber trabalhar em equipe são fundamentais para estes candidatos; bem como a iniciativa e a disponibilidade para aprender”, destaca o secretário.

Renan Ridley acrescenta ainda que “neste período, o segmento também costuma oportunizar vagas para quem está em busca do primeiro emprego o que pode ser uma oportunidade para os jovens garantirem a sua experiência no mercado de trabalho”.

Outra diferencial é que, segundo estudo do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), cerca de 20% a 25% dos colaboradores temporários conseguem ser efetivados após o fim do ano, “pois os empreendedores costumam reter os talentos descobertos durante o período e ajustam as suas equipes para o ano seguintes”, finaliza o secretário.

Vagas IDT

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) está hoje com mais de 500 vagas abertas para diversas ocupações, como consultor de vendas, vendedor interno, estoquista, repositor e operador de caixa.

As vagas estão divididas em diversos municípios, como Fortaleza, Sobral, Crateús e Juazeiro do Norte, e para participar das seleções basta procurar a Unidade do IDT/SINE mais próxima, munidos da documentação necessária, como CPF, RG, comprovante de endereço e currículo atualizado.

O post Mercado de trabalho: com as festas de fim de ano, mês de novembro deve ampliar vagas de emprego para comércio apareceu primeiro em Ceará Agora • As Notícias Mais Importantes de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *