CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Está chegando a hora! Pelo menos mil estudantes do ensino fundamental da rede municipal estão cheios de expectativa para a prova de ingresso no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que será realizada neste domingo (20). Ao longo dos últimos meses, eles participaram do projeto Pré-Ifes, implementado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) em 18 unidades polo, preparando-se da melhor forma possível para esse momento decisivo.
Agora, com a prova se aproximando, as turmas fazem os últimos ajustes, tiram dúvidas e revivem tudo o que aprenderam durante os simulados e aulas preparatórias. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Bandeira, localizada em Consolação, o engajamento e entusiasmo dos estudantes são evidentes.
Eles estão focados, confiantes e motivados para o grande dia. Muitos destacam a importância dos simulados e do apoio contínuo dos professores como elementos-chave para que se sintam preparados para o desafio. Erick Miranda, por exemplo, está de olho em um dos cursos mais concorridos: o ensino médio concomitante com técnico em Edificações.
“Eu estudo cerca de duas horas por dia, além das aulas do projeto. Sempre aproveito para tirar dúvidas com os professores. Acho incrível a possibilidade que o Ifes oferece, de sair do ensino médio já com uma qualificação que facilita o ingresso no mercado de trabalho”, compartilhou o estudante.
Outro aluno, Gabriel Ribeiro, que pretende cursar técnico em Meio Ambiente, revelou que intensificou seus estudos em Matemática. “Percebi que precisava focar mais nessa matéria porque a prova é exigente. Mas, aos poucos, fui encontrando o ritmo certo. A carga de leitura é pesada no dia do exame, e os simulados foram essenciais para que eu me acostumasse com esse formato”, comentou.
Seguindo o mesmo objetivo, Maria Eduarda Alves sonha com uma vaga no curso técnico em Meio Ambiente e contou como tem se dedicado às matérias que mais gosta. “Sou apaixonada por Matemática e Ciências. Estudar tem sido incrível para mim, adoro aprender e me sinto muito confiante. Já consigo me imaginar estudando no Ifes”, destacou a estudante, com um sorriso no rosto.
Momento de união e motivação
Enquanto isso, na Emef Suzete Cuendet, em Maruípe, a semana foi marcada por um grande encontro entre os estudantes do projeto Pré-Ifes. A ideia foi reunir todos em um momento de troca, incentivo e apoio mútuo. No auditório da escola, a equipe pedagógica aproveitou a oportunidade para reforçar mensagens motivacionais, lembrando os estudantes de todo o esforço que dedicaram até aqui e estimulando-os a seguir confiantes e focados para a prova.
“A oferta do curso preparatório para o Ifes aos nossos estudantes é a grande oportunidade de trilhar um novo caminho cheio de possibilidades. É uma alavanca, um norte uma flecha lançada na construção de um futuro promissor. Com a formação no Ifes, muitos estudantes conseguem romper o ciclo de pobreza ao se qualificarem para empregos melhores e com maiores salários, melhorando as condições de vida de suas famílias”, destacou a diretora da Emef, Rubia Xibili.
Expectativa por bons resultados
Na Emef Rita de Cassia Oliveira, em Resistência, a preparação dos estudantes para a prova do Ifes também foi marcada por muito empenho e dedicação. A diretora Elaine Vieira destacou o trabalho intensivo desenvolvido ao longo do projeto Pré-Ifes, que ocorreu no contraturno escolar. “Desde o início do projeto, tivemos um trabalho intenso com foco não apenas nos conteúdos programáticos, mas também no fortalecimento da confiança e na gestão emocional dos estudantes”, explicou.
Elaine ressaltou que a equipe pedagógica esteve comprometida em oferecer suporte constante aos estudantes, promovendo revisões, simulados e momentos de acolhimento. “A expectativa tanto dos alunos quanto da escola é muito positiva. Eles estão ansiosos, mas ao mesmo tempo motivados e confiantes, pois sabem que todo o esforço que fizeram até aqui será recompensado”, afirmou a diretora.
Para a equipe escolar, é gratificante ver a evolução dos alunos, tanto academicamente quanto pessoalmente. “Estamos torcendo para que todos alcancem ótimos resultados e tenham sucesso nessa etapa tão importante, o que nos enche de orgulho”, concluiu Elaine, reforçando a confiança no desempenho dos estudantes da Emef Rita de Cassia Oliveira.