CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Acordo entre diversas instituições resulta na modernização de canais de irrigação e instalação de reservatórios lonados na Bacia do Rio Preto
Produtores rurais da Bacia do Rio Preto, na região administrativa de Planaltina, serão beneficiados com a reforma de oito canais de irrigação, totalizando quase 16 km, além da instalação de 245 reservatórios lonados para armazenamento sustentável de água. O termo de entrega dos materiais para as obras foi assinado na manhã desta sexta-feira (18), em um evento que reuniu autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), representantes do governo federal, entidades agrícolas e produtores locais.
Durante o evento, uma mesa-redonda com especialistas discutiu soluções técnicas, ambientais e econômicas voltadas para o uso sustentável da água na irrigação, destacando os desafios e oportunidades relacionados à gestão hídrica eficiente na Bacia do São Francisco. Em seguida, os participantes realizaram uma visita técnica a uma propriedade já equipada com os novos sistemas de irrigação e tanques lonados, observando na prática os benefícios dessas inovações, como a redução significativa das perdas de água.
O projeto é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que envolve diversas instituições, como a Secretaria de Agricultura (Seagri), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Agência da Bacia Hidrográfica Peixe Vivo (APV), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e a Emater-DF.
Cleison Duval, presidente da Emater-DF, destacou o impacto positivo da modernização dos sistemas de irrigação e da criação de reservatórios para os produtores da Bacia do Rio Preto. “Essa modernização garante uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, com várias instituições trabalhando para proteger nascentes e melhorar a qualidade da água”, afirmou, mencionando que nos últimos cinco anos o GDF revitalizou mais de 150 km de canais de irrigação.
O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, ressaltou a importância da otimização dos recursos hídricos, destacando o papel do GDF na recuperação de estradas e canais e na doação de mudas para o Programa Reflorestar. “Com o uso adequado da água, teremos sustentabilidade contínua”, observou.
Já Maciel Oliveira, presidente do CBHSF, chamou a atenção para a redução da vazão do Rio São Francisco e a necessidade de combater as perdas hídricas, enquanto Nazareno Araújo, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), alertou sobre a possível escassez de 40% na água disponível nos próximos 16 anos, caso ações não sejam tomadas.
A iniciativa foi elogiada por Ivan Engler, presidente da Cooperativa Central dos Agricultores Familiares do Distrito Federal, que enfatizou a importância dos novos equipamentos para a comunidade agrícola local. “Com os novos sistemas de tubulação e reservatórios, garantimos a segurança da produção e a possibilidade de diversificar as atividades, como a criação de peixes”, disse Engler, celebrando a realização de um antigo desejo dos produtores.
O projeto busca não apenas melhorar a infraestrutura de irrigação, mas também promover a preservação ambiental e o fortalecimento da agricultura familiar na Bacia do Rio Preto, que deságua no Rio São Francisco, contribuindo para a segurança hídrica e o desenvolvimento agrícola da região.
O post Obras vão modernizar sistemas hídricos na Bacia do Rio Preto apareceu primeiro em Portal É di Brasília.