CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Ações visam prevenir enchentes e atolamentos nas vias não pavimentadas, beneficiando mais de 100 mil pessoas
Com a volta das chuvas, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem reforçado os serviços de manutenção das estradas rurais para garantir a segurança e mobilidade nas vias não pavimentadas. Para evitar problemas como enxurradas e atolamentos, uma força-tarefa está atuando nas regiões mais afetadas, aplicando materiais como resíduos de construção civil (RCC), brita e construindo bacias de contenção de águas pluviais.
Os serviços são conduzidos por equipes das secretarias de Governo (Segov), de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), do programa GDF Presente, das administrações regionais e da Companhia Urbanizadora Nova Capital (Novacap). Em 2024, mais de 1,2 mil quilômetros de estradas não pavimentadas foram recuperados, beneficiando diretamente cerca de 100 mil pessoas. No final de setembro, foram restaurados mais de 90 km de estradas, com a aplicação de 2,3 mil toneladas de RCC.
O coordenador do Polo Rural do GDF Presente, Luciano Mendes, destaca a importância da parceria com o produtor rural para a construção de pequenas lagoas: “Um serviço que, por muitas vezes, precisa ser feito dentro das propriedades privadas” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
“O GDF está focado em manter as estradas rurais em boas condições, especialmente nas áreas atendidas pelo programa Caminho nas Escolas”, afirma Cláudio José Trinchão, secretário-executivo das Cidades.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados nas regiões de São Sebastião, Ceilândia e Planaltina. As equipes realizam nivelamento, colocação de cascalho e construção de estruturas para conter enchentes, como bacias e ondulações. Luciano Mendes, coordenador do Polo Rural do GDF Presente, destaca a importância da parceria com produtores rurais para a construção de bacias em áreas privadas, fundamentais para controlar o fluxo das águas das chuvas.
Moradores como João Evangelista, que vive no Núcleo Rural Córrego do Arrozal, já sentem os benefícios. “As enxurradas destruíam as estradas, mas agora a situação melhorou muito com os serviços do GDF”, comemora.
O post GDF intensifica manutenção das estradas rurais com o retorno das chuvas apareceu primeiro em Portal É di Brasília.