Crescem pressões para Governo Federal desvincular reajuste da aposentadoria e do BPC do salário mínimo

Spread the love

Enquanto a equipe do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prepara o pacote de medidas para maior equilíbrio das contas da União a partir de 2025, crescem as pressões – dentro e fora do governo, para os ajustes dos gastos passarem pela previdência social.

O repórter Sátiro Sales relata, no Jornal Alerta Geral, que, dentro do próprio governo, técnicos dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento defendem a desvinculação do reajuste do BPC (Benefício de Prestação Continuidade) e das aposentadorias da correção do salário mínimo.

Essa medida não recebe o aval do presidente Lula, mas, nos últimos dias, cresce a pressão para as medidas serem anunciadas o mais rápido possível para preservar investimentos externos no Brasil e para o governo evitar pedaladas fiscais.

O Jornal O Globo defende, em editorial que, para mostrar que leva a sério o compromisso de reduzir a trajetória preocupante da dívida pública, o governo precisa tomar decisões duradouras de caráter estrutural. Segundo o editorial, a decisão mais evidente é desvincular a correção das aposentadorias e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do salário mínimo. .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *