A Mensagem de Fátima e o chamado à conversão pessoal

Spread the love

A mensagem de Nossa Senhora de Fátima ecoa na atualidade

Na sua última aparição em Fátima, em outubro de 1917, diferente das outras vezes, Nossa Senhora se mostrou com um semblante triste e muito pesado por conta dos pecados e ofensas dos homens, por isso fez três pedidos a Francisco, Jacinta e Lúcia. Esses pedidos compõem o quem hojem chamamos de espiritualidade de Fátima. Ela disse aos três pastorinhos que precisariam: 1) construir, naquele lugar, uma capela que fosse em honra a ela; 2) que eles recitassem o santo terço diariamente; e 3) para que não ofendessem mais a Deus.

A Mensagem de Fátima e o chamado à conversão pessoal

Crédito: RibeirodosSantos / GettyImages

Apenas dois anos após seu pedido, já no ano de 1919, foi iniciada a construção da capela de Nossa Senhora do Rosário, mais popularmente conhecida como Capelinha das Aparições. Até hoje, a Basílica de Nossa Senhora de Fátima é lugar de grande peregrinação para os fiéis católicos de todo o mundo, onde vão para fazer e pagar promessas, agradecer por graças alcançadas pela intercessão da Virgem, rezar o santo rosário e, principalmente, mostrar a sua devoção a Mãe de Deus.

Os papas e a Virgem de Fátima: uma relação de fé e amor

Dada a seriedade das mensagens, dos três segredos e também ao fato de ser um lugar de grande devoção e importância para a fé católica, no decorrer da história, alguns papas fizeram questão de visitar o local em peregrinação. O primeiro a realizar a visita foi o Papa Paulo VI, em 13 de maio de 1967, devido à comemoração dos 50 anos da primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos.

O segundo a fazer a visita ao Santuário foi o saudoso Papa São João Paulo II, em 13 de maio de 1982, apenas um ano após o atentado na Praça de São Pedro em Roma. Ele foi para agradecer a proteção e a intercessão da Virgem de Fátima.

Os segredos de Fátima

Em uma de suas aparições, Nossa Senhora revelou três segredos aos pastorinhos, que só puderam ser revelados muitos anos depois. O último segredo falava sobre a figura de um bispo vestido de branco (o Santo Padre) que seria alvejado por tiros diante de uma grande cruz e ali morreria. Essa visão, interpretada por muitos como um prenúncio das dificuldades enfrentadas pela Igreja no século XX, especialmente em relação ao comunismo e às guerras, teve um grande impacto na história.

Naquela época, o Papa João Paulo II travava uma grande luta contra o comunismo no mundo, combatendo a Guerra Fria e a divisão da Alemanha. A visita do Papa João Paulo II a Fátima, em 1982, foi um momento histórico, marcado por sua profunda devoção a Virgem Maria e pela busca por paz e unidade entre os povos. O terceiro Papa a visitar Fátima foi Bento XVI, em 13 de maio de 2010, em comemoração aos 10 anos da beatificação dos pastorinhos.

Nossa Senhora de Fátima, um apelo à fé e ao amor

O pedido de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos se estende ao mundo até hoje. Conforme ela disse, a capela em sua honra foi construída e consagrada em no ano de 1953. O segundo pedido que ela fez às crianças foi para que rezassem, todos os dias, o Santo Terço, rogando pelas necessidades do mundo, principalmente pelas guerras que estavam acontecendo ou que viriam acontecer. Quantas guerras foram mudadas e vidas foram salvas pela intercessão de Nossa Senhora! Imagine quantos terços foram rezados para que a Primeira Guerra Mundial acabasse!

Certamente, a fé e a oração tiveram um papel importante na história, e cremos que os inúmeros rosários rezados, missas celebradas e jejuns feitos fazem uma grande diferença para que o Senhor intervenha em várias realidades. As orações do Santo Terço, ou Santo Rosário, ainda hoje são um poderoso instrumento de intercessão e consolo.

Leia mais:
.: A mensagem de Fátima para o nosso tempo
.: Você conhece o Terceiro Segredo de Fátima?
.: Nossa Senhora de Fátima em minha vida
.: As Nossas Senhoras são a mesma Virgem Maria?

Amar a Deus e o próximo

Outro pedido de Nossa Senhora foi para que não ofendêssemos mais o coração de Deus. Mas como se daria isso na realidade? A resposta está no primeiro mandamento de verdade: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Quando deixamos de amar a Deus sobre todas as coisas, sejam elas materiais ou imateriais, deixamos passar todas as graças que nos são necessárias e acabamos por trocar Deus por coisas passageiras.

Quando não amamos Deus de verdade, não podemos amar o nosso próximo de verdade. Como escreveu São João: “Se alguém disser: ‘Amo a Deus’, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.” (I João 4:20). Amar a Deus nos ajuda a sermos mais parecidos com aquilo que contemplamos, e o que precisamos contemplar é o próprio Deus. Quando aprendemos a contemplá-Lo, começamos a perceber que Ele habita no nosso próximo. Isso nos faz mais parecidos com Ele e, assim, só conseguiremos tratar o próximo com dignidade, amor e respeito quando descobrirmos que meu irmão é templo do Espírito Santo e que nele habita Deus.

Como poderemos viver a espiritualidade de Fátima?

A espiritualidade de Fátima nos convida a uma vida de profunda fé, alimentada por práticas como a reza diária do terço (podemos fazer isso em família, entre amigos e vizinhos), a leitura da Palavra de Deus , que é o próprio Cristo, e a participação na Santa Missa. Rezar o terço diariamente, incluindo as intenções da Igreja e do Papa, pode fortalecer nossa fé e unir a família em oração.

Tendo consciência das realidades das nossas paróquias, na medida do possível, buscar ir a Santa Missa todos os dias, principalmente aos domingos, para receber o alimento espiritual, que é o corpo de Cristo. Da mesma forma, procurar a confissão mensalmente, para apagar todo o resquício que possa haver de pecado mortal que nos tira do estado de graça e assim voltarmos à presença bondosa de Deus.

O jejum e a oração

Nossa Senhora nos pede penitência, mortificando nossa carne e nossos pensamentos, em resposta à visão do anjo que clamava “penitência, penitência, penitência”. Precisamos mortificar a nossa carne, os nossos pensamentos, e assim nos arrependermos dos nossos numerosos pecados, e  buscar a conversão diariamente. Os tempos maus estão cada vez mais breves. Somente através da nossa verdadeira conversão de vida  que o Seu Imaculado Coração triunfará na luta entre o bem e o mal, entre a descendência da mulher e a descendência da serpente. “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3,15a).

A espiritualidade de Fátima nos convida ao arrependimento e à verdadeira conversão; sem isso, não conseguiremos vencer o dragão que tenta nos destruir todos os dias. Apenas com muito jejum e oração, conseguiremos seguir em frente sem esmorecer na fé, rezando o terço e sendo fiel a Deus.

Wesley Paulo Santos Moreira
Missionário Canção Nova

O post A Mensagem de Fátima e o chamado à conversão pessoal apareceu primeiro em Formação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *