Mapa amplia oportunidades de mercado para o agro brasileiro

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Foto: créditos ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

Entre os dias 4 e 6 de novembro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma missão estratégica em Tóquio, com o objetivo de fortalecer as relações comerciais e ampliar o acesso dos produtos agropecuários brasileiros ao mercado japonês.

A missão ocorreu no ano em que Brasil e Japão celebram 130 anos de relações bilaterais, com foco na parceria e no compromisso com o desenvolvimento sustentável, especialmente por meio da Parceria Verde firmada no G20.

Objetivos da missão

Liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Luis Rua, a delegação brasileira contou com o apoio da Embaixada do Brasil no Japão, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da ApexBrasil.

O encontro teve como objetivo ampliar o mercado para exportações brasileiras, incluindo carnes bovina e suína, melão, farinhas e discutir questões regulatórias, como a regionalização das restrições relacionadas à Influenza Aviária, um tema de relevância crucial para o comércio de carne de aves.

Em reunião com o vice-ministro para Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão (MAFF), Yoichi Watanabe, o Brasil solicitou a aceleração da análise de risco para permitir que outros estados brasileiros, além de Santa Catarina, exportem carne suína para o Japão.

A ampliação do acesso da carne bovina ao mercado japonês também foi discutida, já que o Japão é um mercado crescente para as proteínas animais do Brasil, com exigências sanitárias rigorosas.

Outro ponto discutido foi a proposta brasileira para que o Japão adote uma abordagem regionalizada em relação às restrições da Influenza Aviária, permitindo que surtos isolados não afetem as exportações de carne de aves de outras regiões do Brasil.

Além disso, o Brasil destacou a importância de concluir o Plano de Trabalho para a exportação de melão ao Japão. Após a recente abertura do mercado japonês para o abacate brasileiro, o melão surge como uma nova oportunidade de acesso a esse mercado altamente exigente.

Alinhamento estratégico

A missão também incluiu o Encontro dos SECOMS, SECTECs e adidos agrícolas, promovido pela ApexBrasil, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e do MAPA. Durante o evento, foram discutidas estratégias para explorar o potencial de outros mercados asiáticos para os produtos agropecuários brasileiros.

O secretário Luis Rua teve a oportunidade de apresentar, na 25ª Sessão Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Japão, os atributos da agropecuária brasileira, destacando a qualidade, sanidade, sustentabilidade e a correlação dos produtos brasileiros com as demandas do mercado japonês.

Expectativas para o futuro

Em seu discurso, o secretário Luis Rua enfatizou as diretrizes do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que orientam a missão como parte de um esforço para consolidar o Brasil como um parceiro comercial confiável no mercado asiático. O objetivo é fortalecer a presença do Brasil no mercado japonês e ampliar o acesso de seus produtos a novos mercados na região.

“Temos boas expectativas de que os temas de interesse, tanto do Brasil quanto do Japão, avancem rapidamente, consolidando ainda mais o Brasil como um fornecedor confiável para o Japão e ampliando o acesso de nossos produtos a novos mercados no continente asiático”, concluiu o secretário Luis Rua.

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