Consórcio de imóveis: veja os documentos necessários para a compra do bem!

Spread the love

Você foi contemplado em um consórcio de imóveis da Canopus e está muito perto de realizar o seu sonho. Então, chegou a hora de ir atrás da casa ou apartamento desejado, além de reunir os documentos para a transação! Mas calma, reunir a papelada não é um bicho de sete cabeças!

Ao adquirir um imóvel os documentos da pessoa e do bem fazem parte da regulamentação dele, por isso são extremamente necessários. Além disso, tem se tornado mais fácil conseguir os dados para a liberação pelo consórcio do que por um financiamento.

Vamos mostrar nesse post quais são os documentos necessários na compra do imóvel e realizar seu sonho! Acompanhe a leitura até o final!

Como funciona o consórcio de imóveis?

Uma das maiores vantagens do consórcio em relação a outras modalidades é a maior flexibilidade. Na hora de comprar um consórcio, o cotista não precisa se preocupar com muitos documentos, apenas os básicos para fazer o cadastro. Dente os principais estão o RG, CPF e comprovante de endereço.

Agora, quando o cotista é contemplado e já está a poucos passos de realizar seu sonho, outros documentos podem ser exigidos. Muitos deles são referentes à liberação da carta de crédito, do valor em si para a compra. Mas antes dos documentos é preciso entender esses passos:

Análise de crédito

Antes de liberar o dinheiro, a administradora precisa fazer uma análise de seu cadastro no consórcio. Ainda mais quando está no início do grupo, o cotista deve apresentar algumas garantias, principalmente em se tratando de consórcio de imóveis.

Alguns casos, a administradora exige um fiador, então será necessária a documentação da pessoa.  Outro ponto importante é o consorciado não ter restrições de crédito e, se tiver, buscar regularizar a situação.

Liberação do dinheiro

Com tudo certo, a administradora não deposita o dinheiro na conta do consorciado, mas sim cuida de todo o processo até o pagamento junto ao vendedor. O cotista poderá também usar 10% do valor da cota para pagar taxas e impostos relacionados ao imóvel, como escritura e registros.

Mas qual a documentação para consórcio de imóveis?

Na maioria dos casos existem duas documentações, a geral e a específica.  No que diz respeito a todos os consórcios, os papéis são:

  • Cópia do RG, CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Ficha cadastral completa;
  • Declaração do IR.

Tanto empregado com carteira assinada como profissional liberal devem apresentar os holerites ou algo que comprove a renda nos últimos três meses. Assim como os aposentados têm de entregar uma cópia do cartão de seu benefício.

Agora, em relação aos documentos para comprar com o consórcio de imóveis, é preciso apresentar certidões negativas de ações cíveis, fiscais e trabalhistas. Além disso, outros documentos são:

  • Matrícula atualizada do imóvel;
  • Certidão de valor venal;
  • Certidão negativa de tributos;
  • Escritura;
  • Habite-se;
  • Declaração de Inexistência de Débitos Condominiais (caso seja em condomínio);
  • Contrato de compra e venda;
  • Planta baixa;
  • ART’s.

Canopus conta com processo facilitado!

O consórcio de imóveis é um dos que mais solicitam documentos, isso porque o bem em si tem várias regras na hora da venda. Assim é um processo que exige certidões e registros, tanto ao ser comprado á vista, financiado ou por consórcio.

Dessa maneira, a Canopus tem uma equipe especializada nesse processo e mais de 20 anos de experiência em consórcios. Por isso, ao optar por um consórcio, escolha a Canopus! Entre em contato com a nossa equipe para realizar o seu sonho!

The post Consórcio de imóveis: veja os documentos necessários para a compra do bem! appeared first on Blog Consórcio Canopus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *