Exclusivo: Acordo Mercosul-UE deve ficar para cúpula do bloco em Montevidéu

Spread the love

Assinatura de acordo Mercosul-UE deve ficar para a cúpula do Mercosul, que acontece em Montevidéu entre os dias 19 e 20 dezembro. Ainda há pequenos ajustes a serem feitos no teor do texto, o que acontece nos próximos dias e deve ter impulso a partir do encontro bilateral que o presidente Lula terá com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von Der Leyen, às margens do G20. Não está descartada nova vinda da alemã ao Brasil antes da finalização.

Conheça o JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político e regulatório que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas

De todo modo, segundo fontes do governo, ainda que estivesse tudo pronto, não tem cabimento tirar o momentum do acordo em meio ao noticiário do G20. Muito menos em ocasião em que estará presente o presidente francês, Emmanuel Macron, que mais de uma vez se manifestou contra o entendimento. Seria criar saia justa desnecessária.

Na França, ele tem sofrido pressões para não aceitar o acordo. Mas não cabe a ele decidir. Quem tem o mandato para fazê-lo é a presidente da UE, que está convencida da sua relevância, sobretudo após a eleição do republicano Donald Trump para a Casa Branca. Ele ameaça aumentar tarifas de importação de maneira generalizada, o que tem impacto sobre a UE, que estuda como minimizar possíveis efeitos para a economia do bloco e até como retaliar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *