Ministério da Previdência Social não avança, número de pedidos de benefícios aumenta governo prorroga programa de redução das filas

Spread the love

O Ministério da Previdência Social não conseguiu avançar com as medidas para melhorar o atendimento e diminuir o estoque de pedidos de benefícios e, diante desse contratempo, o governo decidiu prorrogar, até o dia 31 dezembro de 2024, o Programa de Enfrentamento à Fila do INSS.

DÚVIDAS SOBRE PREVIDÊNCIA:
whatsApp (85) 99273.4353

Uma das ações do programa é a permissão para uso de telemedicina nas perícias do INSS. A norma estabelece o atendimento à distância, via telemedicina, em cidades com poucos médicos peritos ou onde o tempo de espera é elevado.

A utilização do Atestmed — sistema que permite aos segurados da Previdência Social o envio de documentação médica ou odontológica por meio do site ou do aplicativo Meu INSS, para análise à distância, é outra iniciativa que faz parte do programa de enfrentamento à fila. O Atestmed dispensa o exame presencial.

ORIENTAÇÃO NO JORNAL ALERTA GERAL

Os segurados da previdência social têm, aos sábados, a partir das 7 horas da manhã, pelo rádio e pela Internet, um canal de esclarecimentos sobre dúvidas na área previdenciária: o Jornal Alerta Geral, gerado pela FM 104.3 – Expresso Grande Fortaleza, recebe mensagens dos ouvintes e as perguntas sobre os benefícios pagos pelo INSS são respondidas, no Especial Caminhos da Aposentadoria, com o professor e advogado Paulo Bacelar.

ESPERA ALÉM DE 45 DIAS

De acordo com o INSS, o Programa de Enfrentamento à Fila vale para processos administrativos já solicitados cujo prazo de espera está acima de 45 dias, além de serviços médicos periciais com prazo judicial expirado, casos em que a perícias tem tempo de espera superior a 30 dias ou para os casos em que as unidades do INSS não têm oferta regular de atendimento.

LONGA FILA

A greve dos servidores do INSS desacelerou ainda mais o ritmo de análise de pedidos de auxílios e aposentadorias. Os dados oficiais do Ministério da Previdência Social apontam que, até o final do mês de setembro, a fila do INSS chegou a 1 milhão e 798 pedidos de benefícios aguardando resposta.

Em três meses – período que coincidiu com a greve dos servidores, o número de pedidos de auxílios e aposentadorias, cresceu 32,9%, ou seja, 445 mil novos requerimentos chegaram ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *