Com 49% de aprovação, Lula fica atrás dos presidentes do Uruguai e Argentina em ranking

Spread the love

Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, lidera o ranking de aprovação da CB Consultoria desde outubro, com 51,5% de aprovação e 45,8% de reprovação. Apesar disso, não conseguiu eleger seu sucessor nas eleições do último domingo (24/11).

Javier Milei, da Argentina, subiu para o segundo lugar, com 50,2% de avaliação positiva e 46,7% negativa, após voltar ao pódio no mês passado. O presidente argentino foi o que mais cresceu entre os líderes sul-americanos nesta rodada, com um aumento de 2,5 pontos percentuais na aprovação.

Conheça o JOTA PRO Poder, uma plataforma de monitoramento político e regulatório que oferece mais transparência e previsibilidade para empresas

Por outro lado, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu para o terceiro lugar, com 48,6% de aprovação, 47,6% de reprovação e 3,8% de indecisos na última rodada. Embora todas as variações estejam dentro da margem de erro, os dados apontam uma tendência de declínio da aprovação de Lula desde setembro.

A pesquisa foi conduzida entre 15 e 19 de novembro, com 1.617 brasileiros maiores de 18 anos, via internet. O período coincidiu com o encontro do G20 no Rio de Janeiro e a divulgação de mensagens sobre tentativas de golpe de Estado e plano de assassinato contra Lula, Geraldo Alckmin e Alexandre de Moraes.

Os presidentes com pior avaliação em novembro são: Dina Boluarte (Peru), em último lugar, com 21,3% de imagem positiva e 73,3% negativa; Nicolás Maduro (Venezuela), com 27,8% de aprovação e 69,6% de reprovação; e Luis Arce (Bolívia), com 36,8% de aprovação e 60% de reprovação. Arce, convidado por Lula para participar da cúpula de líderes do G20, foi também o que mais perdeu popularidade entre outubro e novembro, com uma queda de 4,5 pontos percentuais.

Senadores mais bem avaliados

A rodada de novembro também mapeou os senadores de cada país com maior e menor imagem positiva, de acordo com a opinião dos entrevistados. Mas esses números precisam ser lidos com cautela devido ao peso desigual das regiões na amostra, o que impacta diretamente no volume de menções aos senadores. Por isso, a representatividade de cada estado na amostra pode ter influenciado nos resultados gerais.

No Brasil, os três senadores nacionais com maior imagem positiva em novembro de 2024 são: Sergio Moro (PR), com 37,4%; Marcos Pontes (SP), com 35,4%; e Magno Malta (ES), com 28,2%. Por outro lado, os três senadores com menor imagem positiva entre os brasileiros são: Dr. Hiran (RR), com 3,4%; André Amaral (PB), com 3,6%; e Chico Rodrigues (RR), com 3,9%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *