Congresso divide atenção entre propostas de Haddad e decisão de Dino sobre emendas

Spread the love

Enquanto o mercado financeiro teve um dia de forte estresse por conta das notícias em torno de o pacote fiscal do governo incluir a isenção de Imposto de Renda para até R$ 5 mil, no Congresso outro tema também está tomando as atenções: a decisão do ministro do STF Flávio Dino sobre o acordo de emendas parlamentares, cujo projeto foi aprovado na semana passada.

Enquanto o mais novo ministro da Corte não dá seu aval, o pagamento de emendas segue travado. Uma romaria de prefeitos no Congresso nesta semana tem cobrado dos parlamentares o repasse de recursos. Na última terça-feira (26/11), o Congresso pediu ao STF a liberação do pagamento das emendas, uma vez que a lei sobre o assunto foi sancionada. Era o que faltava formalmente para a decisão de Dino.

Lideranças no Congresso não só demonstram preocupação com o timing, mas também com o teor de eventual decisão do ministro, dado que alguns sinais nos bastidores da Corte apontam para um aval parcial.

O projeto que prevê novas regras para o pagamento dos recursos foi sancionado sem vetos pelo presidente Lula, embora o acordo completo dependa da efetivação da possibilidade de bloqueio de emendas, que ficou de fora da nova lei complementar.

Clique aqui e leia a análise completa do JOTA PRO PODER

JOTA PRO Poder é um serviço que ajuda as empresas a compreender os rumos políticos do Brasil, aliando uma cobertura jornalística técnica e qualificada com tecnologia.

Com acesso único aos bastidores das instituições brasileiras, informações apuradas sob demanda e análise de dados aplicada à política, nossos analistas trazem as informações relevantes para as empresas que contratam o nosso serviço de monitoramento político e jurídico.

Isso nos permite enviar alertas por WhatsApp e informar os assinantes com rapidez, gerar previsões confiáveis sobre votações em andamento, produzir relatórios detalhados e análises muito bem apuradas por quem realmente entende os bastidores da política.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *