Biblioteca Vaticana comemora 10 anos de colaboração com empresa japonesa de tecnologia

Spread the love

[ad_1]

O projeto conjunto entre a Biblioteca Apostólica Vaticana e a multinacional NttData completa 10 anos nesta quarta-feira (10). A empresa japonesa, destaca o prefeito da Biblioteca, Pe. Mauro Mantovani, “tem desempenhado um papel importante no apoio à missão da Biblioteca Vaticana de tornar público o patrimônio coletado em todo o mundo, sem distinção de raça, origem, cultura, religião, política ou ideologia, apoiando a pesquisa e o desenvolvimento científico”.

Vatican News

A Biblioteca Apostólica Vaticana celebra nesta quarta-feira (10) os 10 anos de colaboração com a Ntt Data no âmbito da preservação do seu patrimônio digital. Em 2014 – como recorda uma nota divulgada pela data – a Biblioteca embarcou em um projeto conjunto com a empresa japonesa de serviços e consultoria de tecnologia da informação com sede em Tóquio combinada com a experiência e a missão humanística da Biblioteca dos Papas. A multinacional, em particular, desenvolveu o Amlad, uma ferramenta de arquivamento digital usada para digitalizar e arquivar os acervos da Biblioteca.

A empresa japonesa também desempenha um papel importante no apoio concreto ao grande projeto de digitalização da Biblioteca, que já alcançou mais de 27.500 manuscritos disponíveis na íntegra e gratuitamente on-line para usuários de todo o mundo. Ao longo dos anos, as iniciativas conjuntas da Biblioteca e da Ntt Data foram fortalecidas e estruturadas sob a bandeira de um interesse comum na proteção, preservação e disseminação do patrimônio cultural, abrangendo várias atividades, inclusive experimentais.

Por ocasião da celebração do aniversário de 10 anos, serão apresentados os resultados de algumas dessas iniciativas, em particular a lançada em 2021 e relacionada à digitalização e preservação de artefatos do patrimônio cultural, e o projeto experimental de 2023, dedicado aos usuários que compartilham o patrimônio da Biblioteca do Vaticano em seus canais sociais, demonstrando seu apoio à Biblioteca.

A empresa japonesa, destaca o prefeito da Biblioteca, Pe. Mauro Mantovani, “tem desempenhado um papel importante no apoio à missão da Biblioteca Vaticana de tornar público o patrimônio coletado em todo o mundo, sem distinção de raça, origem, cultura, religião, política ou ideologia, apoiando a pesquisa e o desenvolvimento científico. Não é apenas a Biblioteca Vaticana que percebe o valor das novas comunidades que o Ntt Data está criando. Estamos confiantes de que a Ntt Data continuará a criar novos sistemas semelhantes a esse com vários parceiros em todo o mundo”.

[ad_2]

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *