No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Chuvas beneficiam plantio da soja em MT

Spread the love
Foto: Série Clima & Mercado | Aprosoja MT

A terceira temporada da série Aprosoja Clima e Mercado, após percorrer mais de 4.000 km em Mato Grosso, chega à terceira semana com destaque para a situação das lavouras no estado. O décimo episódio tem início em Água Boa, na fazenda do produtor de soja César Giacomolli.

Ele relata que as chuvas começaram mais cedo e com maior intensidade este ano, com registros de até 100 mm nas primeiras precipitações. Apesar das chuvas fortes, o plantio na fazenda seguiu o cronograma, iniciando em 15 de outubro e terminando em 5 de novembro, em apenas 20 dias, um cenário bem diferente do ano passado, quando o plantio se estendeu por 60 dias devido à seca.

Na região de Água Boa, as chuvas deste ano foram mais bem distribuídas, o que beneficiou os produtores locais, incluindo César. No entanto, em outras áreas, como o setor do Jaraguá, o excesso de chuvas dificultou o plantio, com problemas de atoleiros e atolamento de máquinas. Isso pode afetar a safra, especialmente a segunda safra de milho, que deve registrar uma perda de 20 a 30% em comparação com os anos anteriores.

Em relação ao ano passado, as chuvas deste ano têm sido mais generosas. Enquanto a safra anterior acumulou cerca de 1.000 mm, já se registraram 800 mm em algumas fazendas, com até 1.200 mm em outras. A expectativa é que as chuvas continuem, beneficiando a soja e a safrinha. Leste de Mato Grosso é privilegiada por opções de culturas para a segunda safra, como milho, sorgo e gergelim. César planeja cultivar sorgo, que voltou a ser uma boa opção.

Uma preocupação para os produtores é a colheita, que será concentrada em um curto período devido ao plantio acelerado. A falta de infraestrutura de armazenamento na região pode gerar dificuldades, especialmente com a umidade dos grãos. O uso de máquinas grandes na colheita também traz desafios logísticos.

A série segue acompanhando a evolução das lavouras e o impacto do clima na produção de soja e outras culturas em Mato Grosso. Para mais informações, basta seguir a Aprosoja nas redes sociais e assistir aos episódios no YouTube.

Confira:

O post Chuvas beneficiam plantio da soja em MT apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *