Confira a cobertura da TV Serviços ao 7º Congresso Internacional: A ERA BIM

Spread the love

A 7ª edição do Congresso Internacional A ERA BIM foi promovida pelo Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, em São Paulo. O evento reuniu especialistas, empresas e profissionais de destaque para discutir a transformação digital na cadeia produtiva da construção no país. Confira o vídeo de cobertura da TV Serviços:

O evento contou com mesas redondas, painéis e palestras. Entre os temas debatidos, experiências de adoção do BIM no Brasil e em outros países. Paralelamente às atividades do Congresso, foi realizada a AEC Expo, feira de inovação na arquitetura e engenharia consultiva, na qual são apresentadas tecnologias e soluções inovadoras.

“Começamos esse trabalho há sete anos, com um pequeno encontro na sede do Sinaenco, com cerca de 80 pessoas. O evento foi crescendo, abordando as melhores práticas em BIM, se tornando uma referência, e tivemos mais de 800 participantes em 2023. Cresceu junto ao amadurecimento do BIM no país, temos cada vez mais empresas adotando seus processos e tecnologias. Não era mais possível construir esse evento apenas com indicações, era preciso um conselho consultivo, para que não corrêssemos o risco de deixar de fora pesquisas e práticas importantes sobre BIM no Brasil”, disse o vice-presidente de Arquitetura da Sinaenco, Eduardo Sampaio Nardelli.

Segundo Nardelli, foi surpreendente o tamanho da adesão. “Recebemos 107 trabalhos para avaliação em duas semanas, não só envolvendo o BIM, mas Inteligência Artificial, uso de drones, Realidade Aumentada, enfim, vários temas que não deixam de considerar os processos BIM, mas que vão além. Trouxemos essa experiência acadêmica [do congresso] para cá, mas com cases práticos, adotando um viés dirigido à atuação profissional”, aponta Nardelli.

A riqueza dos trabalhos recebidos são um indicativo da evolução do BIM e da construção no país, destacada por Nardelli com avanços concretos, como o lançamento da Building SMART Brasil, que ocorreu durante a última edição do evento e posiciona oficialmente o país no cenário internacional de adoção do BIM. Ele também pontua a importância do BIM em um cenário de transformação digital geral.

“O que temos é um processo de digitalização de todas as nossas atividades. Na construção, especificamente, é um processo enorme, que envolve parametrização, dados, gêmeos digitais, inteligência artificial, entre outros aspectos. O BIM está dentro desse processo, e sua adoção para as empresas do setor é fundamental. Caso contrário, elas correm o risco de ficar completamente fora do que exige o futuro da construção”, finaliza Nardelli.

O post Confira a cobertura da TV Serviços ao 7º Congresso Internacional: A ERA BIM apareceu primeiro em Blog Cebrasse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *