BDM Express: PPI não vai aliviar o golpe do CPI

Spread the love

Divulgada na noite de ontem, a inflação chinesa desacelerou. Na zona do euro, onde os preços também vêm perdendo fôlego, o BCE deve deixar os juros inalterados hoje (9h15), com coletiva de Lagarde às 9h45, mas pode preparar o terreno para um corte em junho. Tudo leva a crer que vai largar na frente do Fed.

Nos EUA, mesmo se vier mais fraco hoje, o PPI de março (9h30) não tem cacife para reverter a onda conservadora reforçada pelo CPI, que jogou para o fim do 3Tri as apostas de início do ciclo de relaxamento monetário, com risco de queda única no ano.

Diante da reprecificação, a chance de Selic terminal acima de 9% está no radar. Guillen tem reunião mensal hoje com economistas e, na agenda dos indicadores domésticos, saem as vendas no varejo (9h), com previsão de baixa.

O rápido alívio ontem do IPCA de março foi logo ofuscado pelo CPI nos EUA, que desencadeou uma reação em cadeia nos mercados globais, puxando os juros dos Treasuries, o dólar e derrubando as bolsas. Quanto mais o Fed demorar para cortar juro, tanto pior para os emergentes.

Ao Broadcast, Nicolas Borsoi (da Nova Futura) disse que, se também o PPI causar surpresa hoje, sugerindo mais pressão inflacionária nos próximos meses, o dólar pode ultrapassar pontualmente a barreira técnica de R$ 5,10. A estimativa para a inflação ao produtor é de alta de 0,3% em março (índice cheio) e de 0,2% no núcleo.

O JABUTI – Choveram críticas entre os profissionais de mercado ao dispositivo aprovado pela Câmara que altera o arcabouço fiscal e antecipa a autorização para o governo gastar até R$ 15,7 bilhões a mais este ano. O texto segue para o Senado, onde deve enfrentar resistência. O Broadcast apurou que a manobra foi articulada pela Casa Civil de Rui Costa e que, apesar de a Fazenda ter atuado para uma contenção de danos, deu o seu aval.

DIVIDENDOS & PRATES – “A tendência é pagar os dividendos extraordinários”, afirmou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner. O comentário deixa muito claro que a incerteza agora não é se os proventos serão liberados, mas quanto (50% ou 100%). Segundo ele, o governo está convencido de que pode remunerar os investidores sem prejudicar o plano de investimentos

MAIS AGENDA – As vendas do varejo restrito têm mediana de -1,3% em fevereiro, após +2,5% em janeiro. Ainda às 9h, a Conab divulga o levantamento da safra de grãos 2023/2024. Às 14h30, sai o fluxo cambial semanal.

LÁ FORA – Nos EUA, três dirigentes do Fed falam: John Williams (9h45), Susan Collins (13h) e o falcão Raphael Bostic (14h30). O auxílio-desemprego (9h30) tem previsão de queda de 3 mil pedidos, a 218 mil. Sem horários confirmados, o BC do Peru divulga decisão de política monetária e a Opep informa seu relatório mensal

CHINA HOJE – A inflação ao consumidor (CPI) desacelerou de 0,7% em fevereiro para 0,1% na comparação anual de março, abaixo da previsão de 0,4%. Os preços ao produtor (PPI) tiveram deflação de 2,8%, em linha com o esperado.

Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado

O post BDM Express: PPI não vai aliviar o golpe do CPI apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *