No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Chuvas de mais de 100 mm atingem áreas do país na semana; veja previsão do tempo

Spread the love
temporal frente fria chuva forte
Foto: Pixabay

A previsão do tempo para o período de 6 a 10 de janeiro indica condições variadas em todas as regiões do Brasil. Enquanto o Norte e o Centro-Oeste devem receber chuvas intensas devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma extensa faixa de nuvens, o Sul enfrentará calor e seca, com impactos significativos na agricultura.

No Nordeste, a chuva alivia a seca em áreas críticas, e no Sudeste, o clima será misto, com chuvas localizadas e períodos de sol.

Confira as condições climáticas em todo o Brasil nesta semana, com informações da Climatempo e análise do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller:

Sul

A infiltração marítima traz umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná, com sol pela manhã e pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme e seco predomina na maior parte do estado, com temperaturas chegando a 34 °C, prejudicando lavouras de soja e milho no oeste e sul. Atenção ao risco de incêndios nessas áreas.

As chuvas se concentram na faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná, com acumulados de até 40 mm, podendo ocorrer trovoadas e rajadas de vento acima de 50 km/h.

Sudeste

O início da semana será ensolarado na maior parte da região, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Pancadas de chuva moderadas a fortes são esperadas à tarde.

No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, a frente fria estacionária provoca chuvas volumosas, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.

No sul de Minas Gerais e São Paulo, os dias mais ensolarados favorecem as atividades agrícolas, com precipitações acumuladas de até 40 mm, que não devem provocar impacto.

Centro-Oeste

As chuvas serão irregulares no norte de Mato Grosso do Sul, enquanto a ZCAS mantém condições de chuva persistente em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.

O centro-sul de Mato Grosso do Sul enfrentará calor intenso, com máximas de até 38 °C, elevando o risco de incêndios.

Em Goiás e Mato Grosso, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm, ajudando no desenvolvimento das lavouras em fase de enchimento de grãos, mas dificultando as operações agrícolas.

Nordeste

A frente fria no Espírito Santo e sul da Bahia organiza um corredor de umidade, provocando chuvas frequentes no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Há risco de pancadas de moderada a forte intensidade na costa norte da região, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Já pancadas moderadas são esperadas entre Salvador (BA) e Natal (RN).

Acumulados entre 70 e 120 mm beneficiarão os produtores em áreas com restrição hídrica, favorecendo a recuperação de pastagens e aliviando o calor.

Norte

A ZCAS mantém o tempo instável, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas em boa parte da região. Roraima será a exceção, com tempo seco e calor.

Os acumulados variam entre 60 e 100 mm em outros estados, favorecendo as lavouras recém-implantadas e normalizando os níveis dos rios para trafegabilidade.

O post Chuvas de mais de 100 mm atingem áreas do país na semana; veja previsão do tempo apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *