No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

São Paulo inicia imunização contra Brucelose

Spread the love
Orelha de bovino com o botton
Foto: Assessoria de Comunicação do Governo de São Paulo

A campanha de vacinação será realizada durante todo o ano no Estado. Por ser uma vacina viva, a aplicação deve ser feita exclusivamente por médicos-veterinários cadastrados, que também emitem o atestado de vacinação ao produtor. 

Bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses devem ser vacinadas contra a Brucelose até o dia 30 de junho.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), a lista de profissionais habilitados está disponível no site da Defesa Agropecuária: defesa.agricultura.sp.gov.br/credenciados.

Diferentemente das campanhas anteriores, a declaração de vacinação pelo proprietário não é mais necessária. Agora, o médico-veterinário cadastra o atestado no sistema GEDAVE em até quatro dias após a aplicação, validando assim a imunização. 

Caso haja divergências entre o número de animais vacinados e o rebanho declarado, o produtor será notificado e deverá regularizar a situação.

Uma novidade com as portarias 33/24 e 34/24, é a adoção do botton para identificação dos animais vacinados, substituindo a marcação a fogo. 

Vacinas B19 serão sinalizadas com bottons amarelos, e as vacinas RB 51 com bottons azuis. 

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e compartilhe sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

Havendo a impossibilidade da aquisição do botton, o animal deverá ser identificado conforme as normativas vigentes do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). O uso do botton é válido apenas em São Paulo, não sendo permitido o trânsito de animais identificados de forma alternativa para demais estados.

O post São Paulo inicia imunização contra Brucelose apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *