No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Conselho da Previdência sobe teto dos juros do consignado para 1,80%

Spread the love

O CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aprovou nesta 5ª feira (9.jan.2025) um aumento no teto de juros do consignado para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O limite passa de 1,66% para 1,80% ao mês. Foram 14 votos favoráveis e um contrário.

O novo percentual passa a vigorar 5 dias úteis depois da publicação de resolução do colegiado. Essa taxa era a mesma praticada em dezembro de 2023.

A última vez que houve um aumento no teto de juros para empréstimo com desconto em folha de beneficiários do INSS foi em 28 de março de 2023, quando o percentual saiu de 1,70% para 1,97% ao mês. Em 13 de março de 2023, o colegiado havia derrubado a taxa de 2,14% para 1,70%, o que fez grandes bancos suspenderem a linha de crédito.

A taxa básica de juros, a Selic, por sua vez, está em 12,25% ao ano. O Poder360 mostrou que os bancos esperavam que o CNPS elevasse de 1,66% para cerca de 2% o teto de juros do consignado com desconto em folha de beneficiários do INSS.

O colegiado vinculado à Previdência se reuniu na tarde desta 5ª feira (9.jan), em caráter extraordinário, para tratar do tema. Durante o encontro, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) reforçou que fosse aplicado ao menos o teto de 1,99% ao mês para que as instituições financeiras voltassem a ter apetite ao risco em relação ao produto. Também argumentavam que a taxa baixa não cobria os custos de captação.

O percentual até então em vigor foi estabelecido em resolução publicada em maio de 2024. Eis a íntegra (PDF – 113 kB). O colegiado também decidiu manter o teto para as operações de cartão de crédito e de cartão consignado de benefício em 2,46% mensais.

Com Poder 360

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *