No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Criminosos usam pagamento do IPVA 2025 para aplicar golpes online

Spread the love

O período de pagamento do IPVA 2025 está sendo utilizado por criminosos para aplicar golpes e enganar contribuintes em várias regiões do Brasil. De acordo com a Kaspersky, pelo menos 15 domínios falsos foram identificados, sendo usados para enviar mensagens SMS que direcionam as vítimas a sites fraudulentos, disfarçados de plataformas legítimas, frequentemente com o domínio “.org”.

Como o golpe funciona

A estratégia começa com o envio de uma mensagem SMS, oferecendo descontos de até 45% no pagamento do imposto. O link na mensagem leva a um site falso que simula uma plataforma oficial de consulta de veículos. Ao inserir a placa do veículo, a vítima visualiza dados completos do automóvel, o que reforça a falsa sensação de autenticidade.

Na sequência, o site solicita o CPF, supostamente para a quitação da dívida, mas, na realidade, o dado é capturado pelos criminosos para ser usado em outros golpes. Por fim, é oferecida uma opção de pagamento via QR Code do Pix, que transfere o valor diretamente para contas de titularidade dos golpistas.

Por que o golpe é perigoso?

O diretor da equipe global de pesquisa e análise da Kaspersky para a América Latina, Fabio Assolini, classificou essa modalidade como uma das mais agressivas de phishing relacionadas ao IPVA já registradas. A aparência legítima dos sites e a exibição dos dados do veículo aumentam a confiança das vítimas, dificultando a identificação do golpe. Além disso, o uso do Pix complica o rastreamento e a recuperação dos valores transferidos.

IPVA: um imposto obrigatório

O IPVA é uma obrigação anual que deve ser paga pelos proprietários de veículos ao estado onde foi emitido o Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor). O não pagamento pode acarretar em multas e outros prejuízos.

Em São Paulo, o imposto pode ser pago a partir desta segunda-feira (13) em até cinco parcelas. Quem optar pelo pagamento à vista em janeiro terá um desconto de 3%, o mesmo percentual aplicado em estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. No Espírito Santo, o desconto para pagamento único chega a 15%.

Alguns contribuintes podem solicitar a isenção do IPVA, como no caso de pessoas com deficiência. No entanto, as regras variam conforme a legislação de cada estado.

Como evitar cair em golpes no pagamento do IPVA 2025

  • Desconfie de ofertas com descontos excessivos ou condições muito vantajosas.
  • Verifique cuidadosamente os links antes de clicar.
  • Nunca insira informações pessoais ou financeiras em sites suspeitos.
  • Confirme dados e ofertas diretamente em fontes oficiais, como os sites dos órgãos estaduais de trânsito ou da Secretaria da Fazenda.
  • Mantenha seu antivírus atualizado, pois ele pode identificar sites falsos e links maliciosos.

O alerta serve como um chamado à atenção dos contribuintes para evitar prejuízos financeiros e exposição de dados pessoais.

Com Portal T5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *