No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

SC tem melhora nas exportações; Prefeito de Chapecó vai romper com a Casan – E outros destaques

Spread the love

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

ATENÇÃO: A coluna da manhã está sendo publicada em formato reduzido. A publicação normal voltará no dia 20 de janeiro.

Santa Catarina encerrou o ano passado com exportações que somaram US$ 11,7 bilhões, registrando um crescimento de 0,7% em relação ao ano anterior. Este foi o terceiro ano consecutivo em que o estado superou a marca de US$ 11 bilhões em vendas externas, consolidando como um dos líderes nacionais no setor exportador.

Apesar dos desafios enfrentados em alguns setores importantes, como a queda nas exportações de soja, outros segmentos compensaram a balança com resultados positivos. Entre os destaques estão as indústrias de madeira e de máquinas e equipamentos, que apresentaram um desempenho robusto, especialmente no mercado norte-americano.

De acordo com o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Mário de Aguiar, em 2024 foi mantido o dinamismo das exportações, apesar de alguns produtos relevantes da pauta exportadora terem apresentado recuo. “Por outro lado, segmentos que exportam produtos de maior valor agregado, como o de madeira e o de máquinas e equipamentos, tiveram um bom desempenho, especialmente nas vendas para os Estados Unidos”, afirmou.

Decisão política?

Ulisses ao lado de Xepa e um delegado – Imagem: Divulgação

Chamou a atenção que ontem, ao apresentar os policiais civis que atuarão na estação verão, o delegado-geral Ulisses Gabriel realizou o ato em Itapema, mesmo sendo a Delegacia Regional situada em Balneário Camboriú. Há um entendimento de que a decisão foi política, pelo fato de a prefeita de BC, Juliana Pavan, ser do PSD. Por outro lado, o grupo ligado ao prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), comemorou.

Comando da Fecam

O governador Jorginho Mello (PL) quer o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), na presidência da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Como a maioria dos prefeitos é do Partido Liberal, Jorginho conta com esse fato para impulsionar Topázio ao comando da entidade. Apesar de estar no PSD, o prefeito está com um pé e meio no PL.

Municipalização

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), confirmou que, no mês de fevereiro, tomará a iniciativa de municipalizar o serviço de abastecimento de água e saneamento, retirando a Casan. Rodrigues acusa a estatal de não cumprir o contrato. A reclamação da população de Chapecó, sobretudo em bairros como a Efapi, é muito grande devido à constante falta de água. É esperada a judicialização por parte da Casan, que não quer abrir mão do município, considerado superavitário, ou seja, que gera lucro para a empresa.

Destaque

Mais uma vez, Criciúma foi destaque no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), referente ao ano de 2023. O município ocupa a primeira posição entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes, com 61 pontos no IEGM. A avaliação foi divulgada em dezembro do ano passado pelo Tribunal de Contas do Estado. O objetivo do levantamento é avaliar os índices de eficiência na gestão dos municípios, mantendo o controle interno e externo das ações executadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *