No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

GDF inicia limpeza de pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes

Spread the love

Com a manutenção da área concluída, nova etapa será feita durante a noite para não afetar o fluxo de turistas no local

O trabalho de manutenção das pedras portuguesas na Praça dos Três Poderes foi concluído e, nesta segunda-feira (13), começa a etapa de limpeza do piso. Após a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) ter finalizado os encaixes e substituição das pedras, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) aplicará um produto específico para a limpeza do material que compõe o piso icônico da praça.

O SLU utilizará 20 litros do produto Pedrex e um caminhão-pipa com capacidade para 12 mil litros de água. A solução é capaz de limpar uma área de 27 mil m².

Cerca de 6 mil m² da Praça dos Três Poderes tiveram as pedras repostas. As que estavam em bom estado foram reutilizadas e as compradas vieram de Juiz de Fora (MG) | Fotos: Matheus H. Souza/Agência Brasília

O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção foi de R$ 900 mil. Dos 26 mil m² da praça, cerca de 6 mil m² tiveram as pedras repostas. As pedras que estavam em bom estado foram reutilizadas e as compradas ー muitas estavam com concreto e sem condições de serem reaproveitadas ー vieram de Juiz de Fora (MG). De acordo com o diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, Carlos Spies, a manutenção das pedras portuguesas foi feita manualmente, quase que de forma artesanal.

“Foi um trabalho cuidadoso na hora de colocar essas pedras para que não haja mais o problema de elas se soltarem. A Novacap tem um compromisso com a zeladoria da cidade e assumiu essa parte de manter a praça em condições. O turista hoje está totalmente à vontade aqui na praça, pode tirar fotos. A praça é do povo e para o povo”, afirmou.

A manutenção das pedras portuguesas teve início em 21 de outubro, após a contratação da obra, com o objetivo de aprimorar a acessibilidade e a estética do local. A intervenção contou com a participação de aproximadamente 20 trabalhadores da Novacap diariamente e foi realizada em quadrantes, o que permitiu que os visitantes transitassem pela praça sem a interdição total do espaço.

Quadrado por quadrado

O trabalho será feito à noite para que o fluxo de turistas na Praça não seja prejudicado

O subdiretor de Gestão de Limpeza Urbana do SLU, Everaldo Araújo, detalhou o passo a passo da limpeza: primeiro é aplicado o produto químico, mantido na superfície por pelo menos 10 minutos para que a ação seja efetiva; em seguida, a área é lavada com uma enceradeira, e há o enxágue para retirada de toda a sujeira das pedras. “O Pedrex tem uma composição forte justamente para esse tipo de limpeza de pedra”, explicou.

O trabalho de limpeza das pedras será executado por uma equipe de aproximadamente 15 pessoas, no período noturno, das 19h às 2h40, pelos próximos sete dias. De acordo com o representante do SLU, o horário foi escolhido para facilitar o trabalho da equipe, visto que nesta época do ano há um fluxo maior de turistas e veículos na área durante o dia, enquanto à noite a movimentação é menor.

Coração do Brasil

Mônica Roza veio de Campinas (SP) visitar a capital federal e destaca a importância de os brasileiros conhecerem a cidade e a Praça dos Três Poderes

Passeando com a filha na Praça dos Três Poderes, a psicóloga Mônica Roza, 45 anos, visita Brasília pela segunda vez, vindo de Campinas (SP). Para ela, a Praça dos Três Poderes é parada obrigatória para os turistas, pois, além de unir os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, é uma parte da história de todos os brasileiros.

“Tem que vir conhecer, afinal de contas é o coração do nosso país. Aqui são tomadas as decisões, então é importante fazer parte disso. É um lugar muito bonito. A gente gosta da energia aqui de Brasília, é uma parte da história que é nossa também, por isso é muito legal vir. Então tem que ser um local adequado, com a manutenção devida. É importante esse cuidado, um zelo que a gente percebe nos detalhes de Brasília”, declarou a paulista.

A filha de Mônica, Manuela Piccin, 13 anos, completa a fala da mãe ressaltando que um dos lugares favoritos dela em Brasília foi a Praça dos Três Poderes, que a menina não imaginava ser tão grande: “Eu pensava que era bem menor. É muito grande, achei interessante, é magnífica, um lugar que gostei bastante de ver. E essa manutenção é importante para pessoas que têm mais dificuldade de acessibilidade, como os idosos, além de dar uma cara nova no lugar”.

Já a estudante Sofia Rios, 13, veio de Salvador (BA) – uma cidade onde as pedras portuguesas estão presentes em diferentes pontos turísticos. Assim como Manuela, a jovem se impressionou com o tamanho da praça e reforçou a importância do serviço de manutenção para manter a beleza e a segurança no espaço: “Eu já tinha visto a praça nas redes sociais, tinha uma ideia. Mas é maior do que pensei e bem bonita. A manutenção deixa o lugar mais bonito, os turistas ficam impressionados e voltam mais vezes”.

O post GDF inicia limpeza de pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes apareceu primeiro em Portal É di Brasília.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *