CONFIRA ESSAS EMPRESAS
SEGURO PARA MOTORISTA DE APP
COMECE HOJE MESMO
CLASSIFICADOS
ABRIR O CATÁLOGO DE MÁQUINAS
TUDO SOBRE SEGURO DE VIDAS
ALUGUEL TEMPORADA GUARAPARI PRAIA DO MORRO ES
O IMÓVEL É UMA COBERTURA NA PRAIA DO MORRO ES LINK A BAIXO VALOR DA DIÁRIA 500R$
NÚMERO DE DIÁRIAS MINIMO 3
QUERO SABER + / CONTATO DO IMÓVEL
QUERO SABER SOBRE O CAVALO COMO COMPRAR
O melhor da web
GANHE DINHEIRO NO AIRBNB
DRA LARISSA
CONFIRA O CANAL
CONFERIR PERFIL NO LinkedIn
CONFERIR
Diante de um aumento de mais de 180% nos casos prováveis de dengue no período de dezembro do ano passado em comparação com a mesma época de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, nesta quinta-feira (16), a instalação de um Centro de Operações de Emergência (COE) em Saúde para dengue e outras arboviroses. A medida vem após a abertura, na última segunda (13), de uma sala de situação para monitoramento e auxiliar no enfrentamento das mesmas doenças e torna o RN o 1º estado a criar um centro, que reúne representantes de diversos órgãos públicos do Governo do Estado e também a níveis municipal e federal. A ação é incentivada pelo Ministério da Saúde, como um esforço para fortalecer a capacidade de resposta do país diante de emergências de saúde pública causadas por arboviroses.
Segundo o plano de contingência para as arboviroses, o RN está em nível de alerta, com possibilidade de entrar em situação de epidemia caso seja registrado um aumento expressivo de casos, ou seja confirmado algum óbito.
A secretária de Saúde ressaltou que os números de casos estão sendo continuamente monitorados e que as medidas tomadas têm caráter preventivo. “A gente está em monitoramento constante, tanto a área da regulação, como a área de vigilância; a gente trabalha integrado, completamente; temos um sistema que consegue fazer esse monitoramento tanto na rede Sesap, como na rede privada, então, está tudo sob controle. Mas, mesmo assim, a gente está fazendo todo esse processo realmente de prevenção, para que a gente não tenha realmente nenhum problema”, disse.
A partir de agora, a Sesap e os demais membros do COE vão coordenar ações conjuntas, que vão desde a limpeza em prédios e áreas públicas, articulação para ampliação do atendimento à população e campanhas de conscientização nos 167 municípios potiguares. Segundo Lyane Ramalho, está sendo programada uma capacitação de profissionais – da rede Sesap e dos Municípios – para o manejo clínico.
“No período epidêmico do ano passado montamos uma estratégia que foi bem sucedida, com apenas dois óbitos apesar do alto número de casos, e agora queremos repetir. Agora, de forma ainda mais antecipada, visto que o COE de 2024 foi aberto apenas em março”, completou a gestora. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN, haverá uma união de trabalho entre as pastas para garantir a efetividade das ações. “Todo o efetivo da segurança pública está mais uma vez à disposição para repetir a parceria que já deu certo”, disse.
Na próxima semana, equipes da Sesap retornam ao calendário de visita aos 30 municípios prioritários, que foram selecionados devido à incidência de casos, casos graves, óbitos, quantidade de focos de mosquitos e fluxo turístico. As visitas reúnem não somente a Saúde, mas também integrantes da Educação, Limpeza Urbana e Meio Ambiente, Infraestrutura e outros órgãos municipais.
“Seguimos a lógica de que “prevenir é sempre melhor do que remediar”, o que inclui medidas simples que cada cidadão pode adotar, como dedicar ao menos 10 minutos semanais para eliminar possíveis focos do mosquito em casa e nas proximidades”, frisou a gestora.