No mundo atual, a percepção das dificuldades não pode mais se dissociar do remanejamento dos quadros funcionais.
Pensando mais a longo prazo, a percepção das dificuldades possibilita uma melhor visão global dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

pensamento do dia

Assim mesmo, a complexidade dos estudos efetuados ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Resíduos de búfalos podem ganhar destino sustentável no interior de SP

Spread the love
BÚFALO
Foto: Agência Brasil

O Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está desenvolvendo um projeto inovador para o aproveitamento sustentável de resíduos orgânicos gerados pela produção de leite de búfalas. O estudo, intitulado “Sistema de produção de leite de búfalas integrado à compostagem de resíduos orgânicos”, é apoiado pela Fundação AgriSus e ocorre no Núcleo Regional de Pesquisa de Registro, no Vale do Ribeira.

A região, localizada na divisa entre São Paulo e Paraná, vem registrando crescimento na produção de búfalos, o que aumenta a geração de resíduos. O descarte inadequado desse material é uma das principais fontes de contaminação do solo, água e ar.

A compostagem como solução sustentável

De acordo com o pesquisador Nelcio Antonio Tonizza de Carvalho, o objetivo do estudo é implementar um sistema integrado que aproveite os resíduos de forma sustentável, envolvendo a produção de forragem, leite e compostos orgânicos.

Transformar resíduos em compostos orgânicos não só reduz os impactos ambientais, mas também traz benefícios como a incorporação de carbono ao solo, aumento da diversidade biológica e maior produtividade das plantas.

A aplicação de adubação orgânica, resultante do processo de compostagem, melhora as características físicas do solo, mantém a umidade e fornece nutrientes essenciais às plantas, substituindo ou complementando a adubação química. Essa abordagem sustentável reduz os custos de produção agrícola e aumenta a rentabilidade dos produtores.

Aproveitamento urbano e rural

Além de fezes e urina de búfalos, resíduos verdes provenientes de áreas urbanas – como galhos, folhas, cascas de árvores e grama – também podem ser compostados. Esses materiais, ricos em nutrientes, tornam-se adubo orgânico para a agricultura, promovendo uma economia circular.

Os resíduos orgânicos oferecem uma alternativa viável e acessível para melhorar a saúde do solo e a produtividade agrícola, enquanto reduzem o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado.

O projeto não apenas apoia a sustentabilidade ambiental, mas também fortalece a agricultura, promovendo o equilíbrio entre produção agropecuária e preservação da Mata Atlântica no Vale do Ribeira.

O post Resíduos de búfalos podem ganhar destino sustentável no interior de SP apareceu primeiro em Canal Rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *