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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Infra S.A. obtiveram licença ambiental do Ibama para o avanço das obras de construção e pavimentação do contorno da Terra Indígena Marãiwatsédé, pertencente à etnia Xavante, na BR-158, em Mato Grosso.
A rodovia é uma das principais rotas para o transporte de soja, milho e algodão, conectando o estado aos portos do Arco Norte, no Pará, de onde a produção é exportada para o mercado internacional. Atualmente, cerca de 2 mil carretas trafegam diariamente pela BR-158, sendo que o trecho não pavimentado, que atravessa a terra indígena, representa um gargalo logístico.
O DNIT já iniciou a construção de 12 quilômetros do novo contorno, com 2,5 quilômetros concluídos. A licença do Ibama autoriza a execução de obras em um trecho de 86 quilômetros, parte do lote A, que conecta as cidades de Porto Alegre do Norte e Alto Boa Vista.
Pavimentação em dois lotes
O projeto do novo contorno abrange 195,42 quilômetros de pavimentação, divididos em dois lotes:
- Lote A: Com 93,99 quilômetros, vai do km 201,2, próximo ao Posto do Luizinho, até o entroncamento da BR-158 com a BR-242/MT, em Alto Boa Vista.
- Lote B: Prevê 101,43 quilômetros de extensão, ligando Alto Boa Vista à região do distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este trecho ainda está na fase de elaboração do projeto.
Enquanto as obras avançam, o DNIT segue realizando manutenções no trecho já pavimentado e na estrada de chão, garantindo a trafegabilidade e a segurança dos usuários.
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O post Obras na BR-158 prometem impulsionar escoamento de grãos em Mato Grosso apareceu primeiro em Canal Rural.